Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que acontece se não colocar o celular no modo avião durante um voo?

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Setembro de 2021 às 23h00

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Para quem está habituado a se locomover com aviões, está cansado de ouvir as solicitações referentes à segurança. Mas uma, em específico, por mais simples que possa parecer, também é uma das mais importantes: trata-se da ativação do "modo avião". Com esse recurso em funcionamento, nosso smartphone ou tablet fica completamente offline e dependente somente de uma conexão de internet Wi-Fi para navegar, desabilitando a conexão de dados da operadora. Mas o que será que acontece se não colocar o celular no modo avião durante um voo? 

Por mais que existam mitos e muita boataria sobre isso, o avião não vai cair se você não ativar o modo avião em seu celular. Isso, porém, pode causar alguns transtornos aos comandantes. Nada grave, é bom que se diga, mas que pode ser evitado principalmente porque hoje em dia nós conseguimos acessar a internet de dentro das aeronaves por meio das conexões oferecidas pelas companhias aéreas.

Mas o que acontece se não ativarmos o modo avião durante o voo?

Continua após a publicidade

Se você não ativar o modo avião durante o voo, seu celular pode causar ruídos na comunicação da aeronave com a torre de comando. Não é garantido que isso ocorra, sobretudo porque os registros de falhas com essa origem são bem raros. Entretanto, se podemos evitar, é melhor fazê-lo, não é mesmo? A explicação para isso, porém, é mais simples do que se imagina. 

Hoje, os aparelhos celulares e tablets são muito potentes e conseguem captar e enviar sinais a distâncias muito longas, mesmo lá de cima, a mais de 10 mil metros de altura. Se você não desligar o aparelho ou ativar o modo avião, cada vez que a aeronave passar pelo raio de alcance de uma torre de operadora, por exemplo, ele vai tentar se conectar com ela, causando, eventualmente, ruídos na comunicação do comandante com o solo.

Além disso, sempre que seu smartphone ativo tentar realizar essa conexão, vai drenar — e muito — sua bateria, o que pode causar transtornos quando você chegar a seu destino. Por isso, sempre que for viajar de avião, ative o modo avião e evite maiores problemas.