Publicidade

Companhias aéreas voltam a alertar EUA sobre risco de colapso com o 5G

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Janeiro de 2022 às 12h30

Link copiado!

Pascal Meier/Unsplash/CC
Pascal Meier/Unsplash/CC

Uma carta assinada pelos executivos-chefes das principais empresas de aviação dos Estados Unidos, incluindo American Airlines, Delta Air Lines, United Airlines e Southwest Airlines, reforçou a preocupação do setor com um possível colapso aéreo no país. A causa? A implementação da tecnologia 5G nos aeroportos.

De acordo com os representantes das companhias aéreas, a utilização da Banda C pela AT&T e pela Verizon com a frequência 5G poderá “prender milhares de americanos no exterior” e “causar um verdadeiro caos nos voos dos EUA”.

“A menos que nossos principais hubs sejam liberados para voar, a grande maioria do público de viagem e transporte estará essencialmente em terra”, diz parte da carta oficial a qual a reportagem da Reuters teve acesso.

Continua após a publicidade

A preocupação foi compartilhada por representantes de empresas de logística, como UPS Airlines, FedEx Express e JetBlue Airways, que também assinaram o documento. “O comércio do país vai parar”, apostaram.

Verizon e AT&T reforçam: 5G é seguro para aviação

A discussão sobre os perigos do 5G parece longe de terminar, já que do outro lado do cabo de guerra as operadoras responsáveis pela implementação dos serviços nos Estados Unidos seguem batendo na tecla de que a tecnologia não oferece riscos.

Continua após a publicidade

Elas argumentam que a Banda C 5G foi implantada com sucesso em cerca de 40 outros países sem problemas de interferência na aviação e que, portanto, não há razão para os Estados Unidos temerem o tal “caos aéreo”.

Em comunicados enviados para o The Verge, tanto AT&T quanto Verizon se mostraram frustradas com o desenrolar dos processos. As operadoras criticaram duramente a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA), entidade com a qual afirmaram ter chegado a um acordo para criar zonas de amortecimento em torno de 50 aeroportos.

A AT&T afirmou que continuará trabalhando com a indústria da aviação e com a FAA para fornecer mais informações sobre as redes 5G, “uma vez que eles não utilizaram os dois anos que tiveram para planejar com responsabilidade essa implantação”.

A Verizon, por sua vez, foi ainda mais incisiva ao dizer que o órgão regulador da aviação nos EUA e as companhias aéreas não conseguiram resolver totalmente a navegação 5G nos aeroportos, “apesar de ser seguro e totalmente operacional em mais de 40 outros países”.

Continua após a publicidade

Até Joe Biden entrou na discussão

A polêmica é tamanha que até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, entrou no assunto para tentar acalmar os ânimos e resolver a questão o quanto antes.

O mandatário agradeceu às operadoras “por concordarem em adiar a implantação do 5G nos principais aeroportos e continuarem trabalhando com o Departamento de Transportes na implantação segura do 5G neste conjunto limitado de locais”.

Continua após a publicidade

Segundo Biden, o governo está trabalhando sem parar com as telecoms, companhias aéreas e fabricantes de equipamentos de aviação “para traçar um caminho para a implantação do 5G e a aviação coexistirem com segurança”.

Fonte: Reuters, The Verge