Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Boeing 777 causa fenômeno espetacular durante pouso e vídeo viraliza

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Agosto de 2022 às 15h59

Link copiado!

Divulgação/ Kiefer/ Creative Commons
Divulgação/ Kiefer/ Creative Commons

Um Boeing 777F da Lufthansa Cargo, braço cargueiro da companhia aérea alemã, roubou a cena no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR. Ao atravessar a densa camada de neblina, a condensação do ar formou um rastro de vapor e proporcionou uma belíssima imagem na chegada da aeronave, em um fenômeno conhecido na aviação como rastro de condensação.

No vídeo, feito pelo pessoal do canal Plane Spotter SD Curitiba, é possível ver a aproximação do Boeing na pista do aeroporto e o efeito imediato do acionamento dos reversos e da condensação do ar. O rastro de vapor, somado às luzes emitidas pelo próprio avião, tornaram a cena bem legal de se ver.

A região onde está localizado o Aeroporto Afonso Pena é comumente afetada pela neblina, mas nem sempre é possível captar as imagens como o canal fez. Em outra ocasião, essa mesma condição meteorológica fez um Boeing 747 cargueiro arremeter para não causar um acidente na pista.

Continua após a publicidade

Mesmo sem ser um aeroporto dos maiores, a pista de mais de 2km do Afonso Pena tem condições de receber aeronaves de grande porte, como são os Boeing 777 e 747.

O que é o rastro de condensação?

A condensação ou liquefação é a mudança da água do estado gasoso para o estado líquido, ou seja, o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.

Continua após a publicidade

No caso do Boeing 777, o que aconteceu foi um rastro de condensação. O calor de exaustão causado pelos motores das aeronaves quando se chocam com as gotículas resfriadas na atmosfera, ou seja, a neblina do aeroporto, condensam e formam o vapor de água, deixando esse belo efeito em baixa altitude.