Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Beluga ST, o “avião baleia” da Airbus, está no Brasil pela 1ª vez

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Julho de 2022 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/Airbus
Divulgação/Airbus

Uma grande atração (e põe grande nisso) movimentou o aeroporto de Fortaleza neste domingo (24) e vai fazer o mesmo em Viracopos, Campinas (SP), a partir das 14h30 desta segunda-feira (25). O motivo: o Beluga ST, cargueiro da Airbus, carinhosamente chamado de “avião baleia”, fez sua 1ª visita ao Brasil.

A imponente aeronave de carga da Airbus, que ganhou esse nome por ter sua forma similar a uma baleia branca, foi construída em 1994 para substituir os modelos Boeing, mas apenas neste domingo, quase 30 anos depois de sua fabricação, fez o 1º pouso em solo brasileiro. O porquê de ter chamado tanta atenção tem como principal explicação sua inusitada aparência.

Continua após a publicidade

Além disso, claro, a explicação está em suas nada discretas dimensões: 56,1 metros de comprimento, 17,2 metros de altura, 44,8 metros de envergadura e 7,7 metros de espessura de fuselagem. A estrutura do Beluga ST é capaz de carregar até 40 toneladas de carga, e foi exatamente isso o que ele veio fazer em território verde-amarelo.

Motivo da viagem

O Beluga ST não veio ao Brasil a passeio. O gigantesco avião-baleia da Airbus trouxe em sua barriga, ou melhor, em seu compartimento de carga, um helicóptero ACH160, importado da França e avaliado em cerca de US$ 16 milhões. O destino do luxuoso helicóptero, no entanto, não foi revelado, nem o nome do dono da aeronave.

Continua após a publicidade

Há ao menos três registros de pedidos para um avião modelo ACH160 no país. Dois deles estão em nome da Helibrás, e o último registrado para a holding Romanof. Qual dos três está dentro do compartimento de carga do Beluga ST nesta 1ª visita, no entanto, segue como mistério.

Atrasos na chegada, festa e susto

A primeira aparição do Beluga ST no Brasil contou com alguns atrasos na programação e muita festa. Inicialmente previsto para pousar no Aeroporto de Fortaleza na tarde de sábado, o avião-baleia teve sua chegada à capital cearense postergada duas vezes, a última delas por conta de uma tempestade em Dacar, no Senegal.

Quando finalmente chegou, ele chamou a atenção dos curiosos, que compareceram em bom número aos arredores do aeroporto para tentar ver de perto e, quem sabe, levar para casa uma imagem de recordação da imponente aeronave de carga da Airbus. A curiosidade, aliás, foi o que causou um pequeno acidente, felizmente sem vítimas.

Continua após a publicidade

Algumas pessoas aproveitaram a presença de escadas de embarque abandonadas no local para subir e tentar uma visão melhor do Beluga. O excesso de peso acabou fazendo com que uma delas desmoronasse, mas, por sorte, ninguém se feriu com gravidade.

De Fortaleza, o Airbus partiu para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, onde está “descansando” antes de iniciar a volta para casa. O Beluga ST deve retornar à Fortaleza na terça e, então, fazer uma escala em Dakar antes de chegar a Toulouse, na França, seu destino final.