Publicidade

Antonov AN-124, maior avião do mundo, está no Brasil

Por  | 

Compartilhe:
Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0
Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0

O Antonov AN-124, que assumiu o posto de maior avião de carga do mundo após o AN-225 Mriya ter sido destruído por bombardeiros na guerra entre Rússia e Ucrânia, fez mais uma visita ao Brasil no início da tarde deste sábado (28).

De volta ao país pouco mais de três meses após sua última passagem por aqui, a aeronave chamou a atenção dos moradores da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde está localizado o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, também conhecido como Aeroporto do Galeão.

O avião fabricado pela indústria ucraniana trouxe uma enorme carga de equipamentos para operação de uma indústria de óleo e gás, cujo nome não foi divulgado até o momento e deve permanecer em sigilo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Antonov AN-124 veio de longe

O Antonov AN-124 teve que, literalmente, atravessar o mundo (sem exageros) para completar, com êxito, mais uma viagem de negócios para o Brasil neste final de semana.

O gigantesco avião saiu de Hong Kong, na China, na quinta-feira (26), e ainda passou por Mombaça, no Quênia, para reabastecimento e descanso da tripulação, antes de levantar voo novamente rumo ao Brasil.

A passagem por aqui, porém, também será breve, pois o Antonov AN-124 está agendado para levantar voo novamente já neste domingo (29), com destino a Houston, nos Estados Unidos.

Como é o Antonov AN-124?

O Antonov AN-124 atrai olhares curiosos por onde passa e, convenhamos, não poderia ser diferente. Afinal, trata-se de uma imponente aeronave de 69 metros de comprimento, 21 metros de altura e 73 metros de envergadura — a distância entre as pontas das asas.

O colosso da indústria ucraniana conta com três conjuntos de trem de pouso, totalizando 24 rodas. Isso é necessário para suportar tanto o peso quanto sua capacidade de carga, que é de até 150 toneladas, peso equivalente ao de 10 ônibus urbanos.