Publicidade

5G pode prejudicar pouso de aviões com visibilidade ruim; veja o porquê

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/oneinchpunchphotos/Envato
Divulgação/oneinchpunchphotos/Envato

A FAA, órgão que regula a aviação nos EUA, revelou que milhares de aeroportos do país não poderão operar por instrumentos por causa das conexões 5G. A frequência dos aparelhos que ajudam aeronaves a pousarem mesmo sem condições ideais visualização da pista, os altímetros, pode ser afetada e prejudicar o trabalho dos pilotos.

"Os pousos durante os períodos de baixa visibilidade podem ser limitados devido a preocupações de que o sinal 5G possa interferir na precisão do altímetro de rádio de um avião, sem outras medidas de mitigação. Essas limitações podem impedir o envio de voos para determinados locais com baixa visibilidade e também podem resultar em desvios de voos", disse um porta-voz da FAA em comunicado enviado ao The Verge.

Algumas operadoras dos Estados Unidos, como Verizon e AT&T, até toparam operar com seus sinais de 5G em frequências inferiores às dos aeroportos, mas a FAA segue convencida de que o ideal é, até que se prove o contrário, proibir o pouso por instrumentos. Ambas empresas contrataram faixas médias de conexão.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o The Verge, mesmo que as frequências das antenas 5G e dos altímetros sejam um pouco diferentes, a proximidade é suficiente para causar problemas aos aviões e aos centros de controle. A normativa do órgão de aviação dos EUA indica que 6.934 aeroportos serão afetados, em sua grande maioria pequenos.

"A FAA está trabalhando em estreita colaboração com a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) e empresas especializadas em conexões sem fio e fez progressos para implementar com segurança a expansão do 5G. Estamos confiantes de que, com a colaboração contínua, alcançaremos esse objetivo comum", disse a FAA.

Com esse impasse, tanto a Verizon quanto a AT&T tiveram que adiar o lançamento de seus serviços de 5G para janeiro de 2022.

Fonte: FAA, The Verge

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*