Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Multilaser Orion | Um aspirador robô barato e silencioso

Por| Editado por Léo Müller | 02 de Março de 2022 às 13h44

Link copiado!

Review Multilaser Orion | Um aspirador robô barato e silencioso
Review Multilaser Orion | Um aspirador robô barato e silencioso

O Multilaser Orion é um dos robôs aspiradores da Multilaser disponíveis no mercado brasileiro. Assim como seus irmãos, os modelos HO041 e Hydra, ele vem com o objetivo de tornar a limpeza da nossa casa uma tarefa menos difícil e complicada, além de ajudar bastante na rotina do dia a dia.

Com uma única escova giratória, além de bastante silencioso se comparado com outros concorrentes, ele, em um primeiro momento, passa a impressão de ser um produto com qualidade e aplicabilidade razoáveis.

Porém, após alguns dias de uso, percebi que suas funcionalidades, ciclos de limpeza e potência de sucção podem não ser as mais adequadas para a maioria dos usuários. Confira toda a minha experiência de uso na nossa análise.

Continua após a publicidade

Visual e Especificações

Continua após a publicidade

O Multilaser Orion é um robô aspirador que, apesar de parecer muito bom em um primeiro momento, entrega qualidade de construção baixa a mediana. Seu corpo é feito em plástico rígido aparentemente bom.

Mas, quando o viramos de cabeça para baixo, percebemos a falta de atenção da fabricante com essa versão. Seu preço de mercado gira em torno de R$ 550, aproximadamente.

Digo isso, pois pude ver o circuito aparente assim que ele estava virado, através do vão entre o sensor de impacto e a frente do robô. Um ponto muito negativo desse modelo.

Há também os sensores anti-queda, para evitar que ele se acidente em qualquer escada ou obstáculo do local. Outra característica não muito bacana é o fato de ele ter, somente, uma única escova giratória, limitando o espaço de coleta de sujeira, mas falaremos disso mais a frente.

Continua após a publicidade
  • A presença das escovas extratoras é um diferencial dessa versão, já que, nos outros modelos, a Multilaser não usou esses mesmos acessórios;
  • Capacidade para sujeira: 450 ml;
  • Voltagem: bivolt;
  • Filtro hepa;
  • Sensores anti-queda e toque;
  • Retorna à base carregadora automaticamente.

Na parte superior, temos os únicos dois botões do aparelho, sendo eles o liga/desliga e o de retorno à estação de recarga. Já na inferior, encontramos as duas rodas em borracha e o reservatório de sujeira com filtro HEPA, diminuindo a possibilidade de alergias ou algum outro tipo de incômodo no ambiente.

A sensação que o Orion deixa é de que estamos falando de um robô com características antigas em sua construção, o que não condiz com o que encontramos no mercado atualmente.

Existem outros robôs na mesma faixa de preço que entregam mais atenção aos detalhes, ficando a dúvida do porquê ele ainda é comercializado no mercado brasileiro.

Continua após a publicidade

Usabilidade

O Multilaser Orion não possui nenhum tipo de conectividade para uso de suas funções. Diferentemente de outros robôs que costumam ter esse tipo de funcionalidade, ele acaba deixando essa característica para trás.

Continua após a publicidade

Logo, o usuário não conseguirá determinar um ciclo de limpeza com dias e horários, ou usar algum app para acionamento da higienização. Outro ponto importante é que não existe um controle remoto para, ao menos, ajudar nessa parte.

Nem todas as pessoas podem se abaixar com frequência, principalmente ao lembrarmos do público idoso ou com mobilidade reduzida. Logo, a ausência de qualquer meio adicional para acionamento do robô aspirador é, na minha opinião, outro ponto negativo desse modelo.

Desempenho

Antes de começar esse tópico, gostaria de esclarecer alguns pontos. Nos últimos tempos, testei diversos modelos de robôs aspiradores aqui no Canaltech. Com diferentes tipos de características, construção e funcionalidades, tive a oportunidade de utilizar do topo de linha ao mais barato entre todos.

Continua após a publicidade

Sendo assim, sou capaz de dizer que já tenho algum tipo de experiência com esse tipo de produto, podendo afirmar com notoriedade que o Multilaser Orion me decepcionou em diversos aspectos diferentes assim que o peguei em mãos.

A primeira má impressão que tive sobre ele foi na parte da construção. A possibilidade de ver o circuito assim que o virei de cabeça para baixo me trouxe preocupação, já que a placa ficava localizada próximo ao sensor anti-impacto do produto.

Apesar de ele não se movimentar muito rápido, é provável que essas “batidas” ao longo do tempo causem algum tipo de dano a essa parte, além da própria exposição da peça ser algo problemático por si só.

Existe uma única escova giratória, que limita consideravelmente o campo de coleta de sujeira dele, além de dificultar a limpeza dos cantos. Percebi em mais de um dos ciclos que ele tentou higienizar algumas partes utilizando o lado que não tinha a escova, sendo ineficiente na função.

Continua após a publicidade

Não obstante, o motor de sucção das partículas é muito fraco e não conseguia dar conta de levar tudo o que ele encontrava no caminho.

Vale lembrar que eu tenho um robô aspirador em casa de uso pessoal, e, por utilizá-lo com frequência, raramente a minha residência está com sujeira ou poeira acumulada que pudesse forçar o aparelho ou fazer com que seu desempenho ficasse abaixo do esperado.

A segunda escova, localizada na parte inferior do Orion, é outro problema. Por ser do tipo extratora, ela deveria evitar que cabelos ou pelos ficassem emaranhados no processo, mas isso não acontece, infelizmente.

Continua após a publicidade

Precisei desmontar o aparelho a cada limpeza feita, já que os cabelos enrolavam no mecanismo e poderiam se tornar um problema bem maior em um outro momento.

Reservatório

O reservatório de sujeira tem um formato estranho, por assim dizer, além de caber pouca coisa. Lembro que precisei pegar “resquícios” da sujeira que ficaram presos debaixo do aparelho, já que ele não conseguia direcioná-los ao bocal de sucção devido a pouca potência.

Todavia, para não dizer que sou injusta, achei os ciclos pré programados bons no geral. São a limpeza automática, de cantos e em espiral. A combinação entre eles, na teoria, deixaria os ambientes bem higienizados e longe de sujeiras, apesar de isso não ocorrer diretamente, o que é uma pena.

Continua após a publicidade

Concluindo, esse é o único modelo da Multilaser entre os recentes que testei (Hydra e HO041) que eu não recomendo pelos motivos acima. Entendo que sua faixa de preço é convidativa, mas existem robôs aspiradores da própria marca — como o HO041 — que são mais baratos e mais eficazes na tarefa.

Concorrentes Diretos

Como citado mais acima, considero como opção de concorrente direto um outro modelo da própria marca, o HO041. Ele é mais simples que o Orion em alguns aspectos, mas achei que seu desempenho, no geral, é melhor.

Continua após a publicidade

Começando que o irmão mais barato da linha disponibiliza duas escovas giratórias, mesma autonomia de 01h30 de uso e recarga total entre 4 a 6 horas.

Já o modelo mais “completo” possui uma única escova, além de voltar sozinho para a estação de carregamento. Em contrapartida, a versão mais simples tem um sinal sonoro para que o usuário consiga localizá-lo com maior facilidade.

Apesar da existência da escova extratora no modelo Orion, ele é ineficiente em sua função, acumulando sujeira de forma desnecessária. Já o HO041 consegue realizar um bom trabalho mesmo com a ausência dessa característica em sua construção.

O algoritmo de movimentação, apesar de eficiente no robô mais caro, acaba ficando sem sentido devido sua performance. Logo, existem mais motivos para considerar o robô aspirador mais barato da fabricante como melhor opção entre eles.

O preço desses dois produtos variam entre R$ 300 a 550, aproximadamente.

Conclusão

Como esperado, eu não recomendo a compra do Multilaser Orion. Existem muitos modelos no mercado que suprem a necessidade desse tipo de acessório sem, obrigatoriamente, serem caros.

A falta de funcionalidades, somado ao baixo desempenho do modelo, fazem com que ele não seja uma opção a se considerar no mercado brasileiro.

Apesar de os ciclos de higienização serem coerentes, a falta de duas escovas giratórias faz toda a diferença para garantir um ambiente limpo e higienizado. A potência da sucção também é fraca, logo, não dá conta de aspirar toda a sujeira que ele encontra no local.

Novamente, entendo que estamos falando de um produto de entrada, focado em quem não quer gastar muito, mas quando lembramos de outros modelos iguais ao HO041 — que, além de melhor, também é mais barato —, acaba deixando a certeza do porque o Orion não deve ser considerado como opção.