Réplica do portal de Stargate em tamanho real é feita com impressora 3D

Por Redação | 28.08.2016 às 14:47

O icônico portal de Stargate foi reproduzido em tamanho real e instalado no Musée Royal de Mariemont, na Bélgica. A réplica foi construída usando impressoras 3D e levou mais mil horas para ter suas duas mil peças devidamente montadas.

Lançado em 1994, o Stargate fez tanto sucesso que sua trama foi estendida para outras produções, como as três séries televisivas Stargate SG-1, que contou com dez temporadas entre 1997 e 2007; Stargate Atlantis e suas cinco temporadas veiculadas entre 2004 e 2009; e Stargate Universe, que teve duas temporadas entre 2009 e 2011. Além disso, a franquia também rendeu uma série de animação chamada Stargate Indinity, além de inspirar diversas produções no universo da ficção científica.

A réplica em tamanho real do portal de Stargate (Reprodução: Virgo Universal)

O enredo das produções gira em torno da premissa do Stargate, o portal em formato de anel que permite viagens pelo “subespaço” usando um buraco de minhoca estável, com destino a outro aparelho idêntico localizado em outros sistemas estelares. Apesar de as produções serem ficcionais, as tramas se passam no tempo presente, de maneira a não conflitar totalmente com a realidade. Talvez por isso Stargate seja uma franquia de tanto sucesso.

Sobre a réplica em tamanho real, Hermanns Christophe, CEO e proprietário do estúdio Virgo Universal, especializado em impressões 3D, explicou que a instalação faz parte da exposição “From Stargate to Comics: The Egyptian Gods in the geek culture” (“De Stargate aos quadrinhos: os deuses egípcios na cultura geek”, em tradução livre). “Somos sempre empolgados sobre usar a impressão 3D em projetos singulares, então ficamos felizes de nos envolvermos”, disse o executivo sobre sua participação no projeto da exposição.

O portal sendo montado para a exposição (Reprodução: Virgo Universal)

Ele ainda disse que o projeto envolveu grandes desafios. “A única fonte de materiais que tivemos foram o filme e quaisquer imagens que pudemos encontrar na internet. A partir disso, nós tivemos de criar tudo para a impressão 3D. Isso não foi um brinquedo - isso foi algo que precisava ficar bonito como parte de uma exposição, e precisava ser construído para durar”, contou o CEO. A réplica do portal tem cerca de seis metros de altura e levou mais de mil horas para ser construída. Impressoras 3D foram usadas para confeccionar mais de 2 mil peças separadamente.

O pessoal do estúdio criou um vídeo com pouco mais de 3 minutos mostrando um pouco mais do processo de confecção e montagem da réplica. Confira.

Fontes: 3ders, Digital Trends