Ferramenta de IA da Google dá sugestões de desenho em tempo real

Por Wagner Wakka | 05 de Abril de 2018 às 19h00
TUDO SOBRE

Google

Em 2016, a Google lançou uma ferramenta que propunha ajudar as pessoas a desenharem. Chamada de Quick Draw, sua proposta era que você fizesse um garrancho e o programa o transformaria em um fofo desenho. Mas, agora, um desenvolvedor foi um pouco além nessa ideia.

Andy Matuschak criou um experimento chamado Scrying Pen, ou caneta à espreita, em tradução livre. Consiste em um editor de imagem no qual, na medida em que se desenha, o programa dá sugestões de traços para que se forme uma determinada imagem.

Ele publicou sua criação na plataforma do Google's AI Experiments, um programa da empresa que permite que desenvolvedores brinquem com inteligência artificial da gigante.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Enquanto usuário vai desenhando, IA sugere novo traço (Imagem: Divulgação)

Logo de cara, é preciso escolher o objeto a ser desenhado em uma extensa lista que vai desde gatinhos e um relógio de alarme até ônibus e outros itens. Em seguida, enquanto o usuário começa a desenhar, uma linha verde dá indicações automáticas para que se forme o desenho. “Com base no SketchRNN, a tinta desta caneta se estende para o passado e para o futuro. Os dois lados fazem um loop estranho: a futura linha influencia como você desenha, o que por sua vez se torna a nova linha "passada", influenciando futuras linhas desenhadas. Deixe guiar sua mão, ou não, enquanto você desenha. Aprecie a interação suave entre a sua vontade e a da máquina”, descreve em tom filosófico o criador.

O SketchRNN é uma ferramenta que faz algo semelhante, mas vai sugerindo traços antes de o “desenhista” começar a pintar a tela em branco, como um esboço.

Testando o Scrying Pen

Embora tenha uma descrição muito bonita sobre passado e futuro, na realidade, a ferramenta é uma brincadeira muito divertida se você não quiser fazer exatamente um desenho. Em nosso teste, notamos que enquanto se fazem os traços, as sugestões mais confundem do que ajudam. Além disso, o sistema de inteligência artificial usado para guiar o usuário é bastante pesado e torna o editor lento e difícil de manejar. Contudo, como experimento, a brincadeira vale a pena.

Resultado dos testes mostra uma obra de arte criada com a ferramenta (Captura de tela: Canaltech)

Fonte: Google Ai Experiments

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.