Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Espetáculo de dança mostra interação entre humano e robô

Por| 12 de Setembro de 2018 às 10h54

Link copiado!

ABB
ABB

O bailarino Fredrik "Benke" Rydman subiu ao palco da Casa da Cultura e Teatro Municial de Estocolmo (Kulturhuset Stadsteatern), na última sexta-feira (7), para um espetáculo de dança moderna ao lado de um robô industrial de dois metros de altura e que pesa 900 quilos.

A apresentação de Benke, que já é um artista bastante renomado no mundo da dança, inclusive responsável por coreografar um número vencedor da Eurovision Song Contest, mostra a constante mudança dos robôs, da tecnologia de automação e da inteligência artificial em nossa sociedade.

O robô em questão é um IRB 6620, considerado um dos maiores e mais robustos da ABB, que pode ser encontrado em instalações industriais como fábricas automotivas. Essas máquinas fazem soldagem por pontos e outras montagens mais complexas, com alguma ajuda de operários humanos.

Continua após a publicidade

Sami Atiya, presidente global da divisão Robotics & Motion da ABB, diz estar orgulhoso do espetáculo: "Juntos, nessa linda e poderosa apresentação, artistas e engenheiros demonstraram até onde a tecnologia chegou, nos dando uma pequena amostra das coisas interessantes que estão por vir. Com esse espetáculos, podemos visualizar um futuro de domínio simples e intuitivo das complexas e sensíveis interações entre humanos e robôs".

Evolução

Antigamente, robôs industriais do porte de IRB 6620 eram isolados atrás de cercas de proteção e muros para que não houvesse o contato com humanos durante a realização de seu trabalho. Porém, com ajuda das novas tecnologias de automação, inteligência artificial e segurança existentes na atualidade, é possível se aproximar dessas máquinas.

Continua após a publicidade

A tecnologia do robô faz com que ele esteja ciente do que acontece ao seu redor para, então, ajustar seus movimentos e não machucar as pessoas.

O espetáculo fica em cartaz até o dia 30 de novembro no Kulturhuset Stadsteatern, em Estocolmo.