Publicidade

Candido Portinari ganha retrospectiva no Google Arts & Culture

Por| 06 de Junho de 2019 às 11h12

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Casa de Portinari)
(Imagem: Reprodução/Casa de Portinari)
Tudo sobre Google

Um dos artistas mais renomados do Brasil e do mundo, Candido Portinari está em exibição virtual por meio do serviço Arts & Culture, da Google, que firmou parceria com seis instituições de cultura para mostrar um acervo de 5 mil obras do pintor, além de 15 mil documentos pessoais, como o “Manifesto-carta para Rosalita”, amiga do artista, no qual descreve as cores e a realidade do Brasil.

Intitulada “Portinari: o Pintor do Povo”, a mostra também traz diversas ferramentas conhecidas por usuários do Google, porém sob uma ótica diferente: o Street View, por exemplo, faz um tour pela casa onde viveu o pintor, em Brodowski, São Paulo. Outros 10 quadros e painéis de sua autoria foram capturados pela Art Camera.

A mostra é liderada pelo Projeto Portinari, instituição fundada em homenagem ao artista pelo seu filho, João Candido Portinari, em parceria com a Google. Todas as obras e documentos exibidos foram digitalizados a fim de facilitar a visualização em alto detalhe.

Continua após a publicidade

Além da Google e do Projeto Portinari, também estão envolvidas na mostra a Pinacoteca de São Paulo, o Museu Nacional de Belas Artes, a Fundação Ema Klabin, o MASP e os Museus Castro Maya.

O material já pode ser acessado pela página do Google Arts & Culture.

Fonte: Portinari: o Pintor do Povo