YouTube Kids vai ganhar versão web e novos filtros

Por Nathan Vieira | 28 de Agosto de 2019 às 22h40
divulgação
Tudo sobre

YouTube

Saiba tudo sobre YouTube

Ver mais

Visivelmente, o YouTube está bem preocupado com o conteúdo direcionado para os pequenos, já que a empresa está sendo pressionada pela Federal Trade Comission (uma agência independente dos Estados Unidos que investiga o desvio de patentes e direitos autorais) por causa da Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças. Tendo isso em mente, a plataforma de vídeos já divulgou planos de encerrar os anúncios voltados ao público infantil, além de remover todo o conteúdo violento que for direcionado especificamente às crianças. No entanto, nesta quarta-feira (28), a Google anunciou uma nova decisão voltada a esse público: a de que o YouTube Kids vai ganhar uma versão para a web.

O que acontece é o seguinte: o YouTube ganha muito em vídeos que tenham crianças, ou que sejam assistidos por crianças. Isso porque, mesmo com a existência do app desenvolvido exclusivamente para os pequeninos (o YouTube Kids), esse público ainda assiste a muitos vídeos pela plataforma principal. A criação da versão web tem potencial para mudar isso, e levar as crianças para onde elas estão verdadeiramente seguras, sem conteúdos inapropriados. Anteriormente, os pais precisavam fazer o download do aplicativo YouTube Kids em um dispositivo móvel para acessar a versão filtrada do YouTube.

YouTube Kids está contando com novos filtros, além da versão web

No entanto, essa não é a única novidade: o YouTube Kids também está ganhando um novo filtro que permite aos pais definir um conteúdo como apropriado para crianças em idade pré-escolar. "Criamos o YouTube Kids para desenvolver um ambiente mais seguro para as crianças explorarem seus interesses e curiosidade, enquanto fornecemos aos pais as ferramentas para personalizar a experiência deles. Continuamos a melhorar o aplicativo com base nos comentários de pais e especialistas", anuncia a empresa. "Sabemos que o que um conteúdo bom para uma criança de 4 anos pode não ser bom para uma criança de 10 anos, e é por isso que queremos tornar mais fácil para os pais selecionar o conteúdo certo para seus filhos no YouTube Kids", a Google completa.

Os novos filtros são: Pré-escolar (de 4 anos ou menos), que permite que as crianças assistam a vídeos que promovam criatividade, diversão, aprendizado e exploração; Júnior (de 5 a 7 anos) em que as crianças podem explorar seus interesses e procurar tópicos como músicas, desenhos animados, artesanato, etc; e Sênior (de 8 a 12 anos), que crianças mais velhas podem pesquisar por videoclipes, jogos, vlogs familiares, ciências e mais.

Fonte: Google Support via Tech Crunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.