YouTube exibirá capítulos e "trailers" de vídeos nos resultados da pesquisa

YouTube exibirá capítulos e "trailers" de vídeos nos resultados da pesquisa

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Agosto de 2021 às 17h03
Hello I'm Nik/ Unsplash

O YouTube anunciou novos recursos para tornar a pesquisa por conteúdo mais simplificada e direta e, a partir de dagora, os resultados da busca mostrarão capítulos dos vídeos, o que pode agilizar a localização a parte exata do material. Com o incentivo da plataforma por composições cada vez maiores, é comum o criador de conteúdo investir em produções com 10 ou 20 minutos, uma eternidade quando se trata de localizar um conceito específico.

Agora, a ideia é que os trechos dos vídeos possam ser desmembrados na busca como um carrossel e a pessoa conseguirá iniciar a reprodução a partir daquele ponto. Essa adição deve chegar para a versão desktop do YouTube e também para o aplicativo nos celulares, neste caso com um pequeno clipe de vídeo exibido antes de tocar na miniatura.

As chamadas thumbnails são imagens em miniatura projetadas para explicar do que trata o vídeo, mas elas podem ser menos efetivas nas telas nem sempre grandes dos celulares. Assim, essa reprodução de trechos pode esclarecer melhor o assunto tratado ao funcionar como um pequeno trailer.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Outra mudança veio para ajudar na localização de vídeos em língua estrangeira, caso não haja conteúdo disponível no idioma local. Sempre que o conteúdo divergir, o site vai exibir legendas, títulos e descrições traduzidos automaticamente nos resultados. Por enquanto, a configuração padrão é mostrar vídeos em inglês, afinal é a linguagem com maior base de conteúdo na plataforma, mas a empresa pretende adicionar outras futuramente.

Se não houver resultados na sua língua, o YouTube vai traduzir tudo automaticamente (Imagem: Reprodução/YouTube)

Ainda com o foco de ajudar a localização de informações, o YouTube fará alguns testes com links de sites — como forma de complementar informações — e outros formatos (embora não explicitados quais) no resultado exibido na pesquisa orgânica do Google. Esse experimento é focado em dispositivos móveis na Índia e na Indonésia, mas deve chegar futuramente a outros países em algumas semanas.

Fonte: YouTube  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.