Publicidade

X ativa configuração que permite treinar IA com posts de usuários

Por  | 

Compartilhe:
Kelly Sikkema/Unsplash
Kelly Sikkema/Unsplash
Tudo sobre Twitter

Sem muito alarde, o X (antigo Twitter) liberou uma configuração que permite ao usuário autorizar ou não o uso de seus próprios posts no app para treinar o chatbot de IA Grok. O problema é que o recurso já vem ativado por padrão, então toda conta que não deseje ceder os dados precisa mudar a opção manualmente. 

A medida causou polêmica na rede social, já que o X não avisou publicamente sobre a mudança ou deu a oportunidade de manter a opção desativada. Vale lembrar que o Grok tem uma opção para pesquisar em posts públicos da rede social em tempo real para desenvolver respostas.

Na tela de configurações, o X explica que pode “utilizar seus posts no X e também suas interações com usuários, informações e resultados com o Grok para fins de treinamento e ajuste fino” como uma forma de melhorar a experiência do chatbot. Além disso, a empresa pode coletar os registros de perguntas e respostas com a IA para treinamento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como o Grok é treinado

Desenvolvedora do Grok, a xAI informa que o modelo usado no chatbot foi treinado previamente com “dados de fontes públicas da internet” atualizados até o terceiro trimestre de 2023 e outros conjuntos de dados curados por tutores de IA. 

A plataforma não foi pré-treinada com os posts do X, mas pode pesquisar em tempo real por publicações na rede para responder a prompts, o que permitiria informar sobre acontecimentos mais recentes, por exemplo.

Como impedir que o X use seus posts para treinar IA

O ajuste está disponível apenas na versão para navegadores do X, portanto é recomendável seguir o passo a passo no computador:

  1. Acesse x.com;
  2. Clique em “Mais” no painel lateral;
  3. Acesse “Configurações e privacidade”;
  4. Selecione “Privacidade e segurança”;
  5. Clique em “Grok”;
  6. Desmarque a opção “Permitir que seus posts e suas interações, entradas e resultados do Grok sejam usados para treinamento e ajuste fino”.

Treinamento de IA da Meta foi alvo da ANPD

Continua após a publicidade

O ajuste no X pode levantar algumas semelhanças com a política de privacidade da Meta, que também informava a possibilidade de treinar IA com dados de usuários e criou um formulário para que as pessoas recusassem o uso destes dados. 

No caso da criadora do Facebook, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aplicou uma medida preventiva para suspender o treinamento no Brasil e, consequentemente, a Meta interrompeu os serviços de IA generativa de seus produtos no país.

O Canaltech entrou em contato com a ANPD e com o X para um posicionamento sobre o caso, mas ainda não obteve retorno de nenhuma das partes — a matéria será atualizada com uma eventual resposta.