Publicidade

Winamp é relançado como agregador de streaming e "OnlyFans para músicos"

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Reprodução/Winamp
Reprodução/Winamp

O clássico reprodutor de músicas Winamp está de volta, mas não exatamente do jeito que ficou conhecido. Seguindo a promessa de se reinventar, o programa agora serve como uma plataforma para que músicos se conectem com seus fãs, numa espécie de agregador de conteúdo de diferentes serviços com funções extras inspiradas no OnlyFans e no Patreon.

O novo Winamp servirá como uma alternativa para plataformas com conteúdo por assinatura, só que focado em música e podcasts. A ideia é reduzir a distância entre artistas e fãs com ferramentas que permitem apoio financeiro (quase) direto e interações mais pessoais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Uma das principais novidades da plataforma é a "Fanzone", uma espécie de "OnlyFans para músicos". Nela, artistas podem oferecer acesso antecipado para músicas e álbuns, colecionáveis em tokens não fungíveis (NFTs) e outros extras para assinantes.

"Definitivamente, queremos manter e proporcionar satisfação à comunidade", disse o diretor comercial do Winamp, Thierry Ascarez. "Mas também queremos evoluir e oferecer algo para a nova geração", acrescentou.

Segundo a empresa, o Fanzone servirá "para que os criadores possam se tornar melhores comerciantes e vender seus produtos, criando planos de assinaturas em diferentes níveis". "O Winamp alimenta o amor que os fãs dedicados têm por seus artistas favoritos por meio de conteúdo exclusivo, explicou no comunicado à imprensa.

O Winamp cobrará 15% do valor de cada assinatura contratada na plataforma e, após o primeiro ano, cobrará US$ 55 dos artistas que continuarem no serviço.

Todos os streamings num lugar só

O Winamp se tornou conhecido por ser uma ferramenta versátil para a reprodução de músicas em diversos formatos — de certa forma, a empresa quer repetir esse feito, mas agora com streaming. "No passado, estava no DNA do Winamp ler qualquer formato [de arquivo de música], então tentamos manter o mesmo espírito com o player atual para acessar qualquer serviço de áudio", pontuou Ascarez.

Futuramente, a plataforma permitirá conectar o Spotify no programa, permitindo que usuários acessem suas playlists. A previsão é de que a integração seja lançada no último trimestre do ano, mas não está claro se ela também permitirá a reprodução de músicas.

Clássico Winamp segue vivo

Continua após a publicidade

Embora a indústria da música tenha se voltado para plataformas por assinatura, o clássico Winamp segue vivo. A versão mais recente do programa foi lançada em agosto de 2022 e, embora não seja tão popular quanto antes, ainda pode ser útil para apreciar faixas baixadas no computador.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*