WhatsApp testa função para compartilhamento de Status com outras redes sociais

Por Thaís Augusto | 26 de Junho de 2019 às 18h27
Influu
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

O WhatsApp está testando um recurso que permite aos usuários compartilhar o Status com outros aplicativos – um recurso semelhante existe no Instagram Stories e deixa que usuários repliquem o mesmo conteúdo no Facebook com apenas um clique.

Com a ferramenta no WhatsApp, será possível compartilhar uma imagem ou vídeo nos Stories do Facebook e do Instagram ou simplesmente salvar o conteúdo no Gmail ou Google Fotos. Isso facilita a vida do usuário que quer compartilhar a mesma imagem em mais de uma rede social.

Para o site The Verge, o WhatsApp disse que a ideia não é vincular as contas de serviços. Em vez disso, o aplicativo usará as mesmas APIs de compartilhamento de dados do iOS e do Android. Isso significa que os dados são transferidos entre os aplicativos numa interação que ocorre dentro do dispositivo. Então, mesmo que você compartilhe dados com outro serviço de propriedade do Facebook, como o Instagram, o WhatsApp diz que os dois posts serão eventos separados nos sistemas do Facebook, e eles não serão vinculados.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A declaração revela um lado cauteloso do WhatsApp: quando o Facebook adquiriu o serviço de mensagens em 2014, o WhatsApp prometeu que não compartilharia dados de usuários com o Facebook e disse que funcionaria "de forma independente e autônoma". Isso mudou em 2016, quando a empresa disse que começaria a compartilhar dados de usuários com o Facebook.

WhatsApp testa função para compartilhar Status com outras redes sociais (Foto: Reprodução / The Verge)

Desde então, o Facebook foi alertado a cancelar a prática por reguladores franceses e alemães. Em 2017, a empresa até foi multada em US$ 122 milhões pela Comissão Europeia depois de enganar reguladores sobre até que ponto ela poderia vincular contas antes da aquisição.

Atualmente, o WhatsApp é usado por 500 milhões de usuários diários e, em 2020, passará a exibir anúncio na plataforma com o Status. Assim como acontece com outros testes, usuários do programa beta do WhatsApp têm acesso ao recurso antecipadamente.

Saiba como testar o WhatsApp Beta

O WhatsApp Beta é um programa de testes do mensageiro, que libera uma série de recursos para que os usuários possam realizar testes e dar seus feedbacks. Isso significa que os "testadores" têm acesso antecipado a várias atualizações do aplicativo regular. Mas nem tudo é um mar de rosas: eles também lidam com bugs, erros inesperados e demais problemas pontuais. Além disso, alguns recursos testados nem chegam a ser lançados oficialmente.

O WhatsApp Beta está disponível apenas para usuários do Android. O aplicativo vai substituir a versão regular do WhatsApp em seu smartphone, mas as duas versões funcionam da mesma forma – a diferença é que você passa a receber atualizações para testes.

Antes de fazer o download do aplicativo, você precisa estar conectado à sua conta da Google. Depois, é só acessar a página do programa de testes do WhatsApp e clicar em "Participar dos testes". O próximo passo é fazer uma atualização manual do aplicativo na Google Play ou esperar até que o WhatsApp seja atualizado automaticamente. Na página do programa de testes, o usuário é informado que o update pode demorar algum tempo.

A partir daí, quando procurar pelo WhatsApp na Google Play, o usuário vai se deparar com a versão beta do aplicativo. É possível sair do programa de testes a qualquer momento pelo mesmo link da inscrição. Em seguida, será necessário desinstalar a versão de testes e instalar o aplicativo regular.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.