WhatsApp publica anúncio em jornais para conscientização sobre fake news

Por Natalie Rosa | 27 de Agosto de 2018 às 14h55
Reprodução
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

A batalha do WhatsApp contra a propagação de notícias falsas chegou no Brasil. Em campanha publicada em uma página inteira em jornais brasileiros, o mensageiro resume em três etapas o que deve ser feito para evitar as fake news.

Primeiro, o anúncio diz que é preciso saber identificar as notícias que podem ser falsas. "Por exemplo: mensagens encaminhadas de fonte desconhecida, falta de evidências ou mensagens cujo único propósito é o de irritar e incitar violência".

Depois, a empresa pede que outras fontes sejam verificadas em sites confiáveis e oficiais. "Se ainda tiver dúvidas, busque mais informações com pessoas de sua confiança e profissionais de checagem de fatos", diz o anúncio.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para finalizar, o WhatsApp pede que quando uma notícia for identificada como falsa, as pessoas que enviaram sejam avisadas do que se trata e de que é preciso verificar os fatos antes. "Não compartilhe uma mensagem só porque alguém te pediu para compartilhar", diz.

Recentemente, o WhatsApp começou a investir fortemente em campanhas contra as fake news, principalmente na Índia, país onde vários linchamentos ocorreram devido à propagação de notícias falsas.

No Brasil, a medida chega em época de eleição presidencial, evento que já costuma ser alvo de informações mentirosas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.