Publicidade

WhatsApp publica anúncio em jornais para conscientização sobre fake news

Por| 27 de Agosto de 2018 às 14h55

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre WhatsApp

A batalha do WhatsApp contra a propagação de notícias falsas chegou no Brasil. Em campanha publicada em uma página inteira em jornais brasileiros, o mensageiro resume em três etapas o que deve ser feito para evitar as fake news.

Primeiro, o anúncio diz que é preciso saber identificar as notícias que podem ser falsas. "Por exemplo: mensagens encaminhadas de fonte desconhecida, falta de evidências ou mensagens cujo único propósito é o de irritar e incitar violência".

Depois, a empresa pede que outras fontes sejam verificadas em sites confiáveis e oficiais. "Se ainda tiver dúvidas, busque mais informações com pessoas de sua confiança e profissionais de checagem de fatos", diz o anúncio.

Para finalizar, o WhatsApp pede que quando uma notícia for identificada como falsa, as pessoas que enviaram sejam avisadas do que se trata e de que é preciso verificar os fatos antes. "Não compartilhe uma mensagem só porque alguém te pediu para compartilhar", diz.

Continua após a publicidade

Recentemente, o WhatsApp começou a investir fortemente em campanhas contra as fake news, principalmente na Índia, país onde vários linchamentos ocorreram devido à propagação de notícias falsas.

No Brasil, a medida chega em época de eleição presidencial, evento que já costuma ser alvo de informações mentirosas.