WhatsApp prepara suporte para login sem senha via passkey
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •

O WhatsApp prepara suporte para passkeys, o método de autenticação totalmente livre de senhas. Na versão de testes do mensageiro, foi encontrada uma página no menu de configurações que mostra como a ferramenta vai funcionar.
- WhatsApp agora permite compartilhar tela durante chamada de vídeo
- WhatsApp já permite editar legendas de fotos e outros arquivos no iOS
As passkeys são um complemento para o sistema de verificação por e-mail, também encontrada em desenvolvimento no aplicativo recentemente. Aparentemente, ambas servirão como uma camada de segurança complementar autenticar o login em novos dispositivos.
"Você agora pode usar sua digital, rosto ou bloqueio de tela para verificar que é você mesmo usando uma passkey", explica a página de suporte. "Suas passkeys serão guardadas em segurança no Gerenciador de Senhas do Google", complementa.
Não está claro quando as passkeys serão exigidas pelo WhatsApp, mas é possível que o usuário tenha que fornecê-las quando conecta um novo dispositivo — mais um computador, tablet ou celular, por exemplo — ou durante a migração para um novo aparelho.
O que são passkeys?
As passkeys são um novo método de autenticação livre de senhas. O mecanismo usa ferramentas de autenticação complementares — sensor de biometria e reconhecimento facial, por exemplo — para verificar sua identidade, mas sem depender de sequências secretas.
A ferramenta de autenticação caminha para se tornar o padrão em toda a web. Atualmente, o Google e a Apple implementam as passkeys em seus respectivos ecossistemas.
Em desenvolvimento
O suporte para passkeys, assim como a verificação por e-mail, continuam em desenvolvimento e não podem ser acessadas nem por testadores. Por enquanto, não há previsão para lançamento da ferramenta.