Publicidade

WhatsApp prepara recurso útil para driblar internet censurada

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Amin Moshrefi/Unsplash
Amin Moshrefi/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp começou a testar controles de proxy avançados na versão Beta para Android. O menu Configurações agora permite que o usuário ajuste detalhes específicos de conexão, algo que pode ser útil especialmente para uso do mensageiros em países com internet censurada.

O WhatsApp já permite usar servidor proxy há um bom tempo, contudo agora testadores podem aplicar ajustes finos sobre a camada de conexão sem precisar sair do app. Na nova seção do menu de Configurações, é possível configurar um novo servidor proxy, definindo manualmente host, portas para chat e mídia e habilite TLS para criptografia entre o cliente e o servidor.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o site WABetaInfo, que divulgou a novidade, a nova área também permite habilitar a Transport Layer Security (TLS), um protocolo de comunicação responsável por criptografar o conteúdo transmitido entre o dispositivo e o servidor.

Uso específico

As configurações de servidor Proxy geralmente não precisam ser acessadas por um usuário comum, mas são úteis para pessoas que residem em regiões com acesso mais restrito à internet ou que desejam estabelecer uma conexão mais segura. Além disso, a ferramenta também pode ser ativado por empresas para controlar o acesso a conteúdo na rede.

Se você não entende do que se trata, fique tranquilo: tais ajustes não interferem em nada na criptografia de ponta a ponta do WhatsApp. Os ajustes avançados de servidores proxy são para usos específicos que, embora não sejam tão necessários para a maior parte das pessoas, são importantes de se ter na plataforma.

Distribuição gradativa

Os ajustes avançados de servidor proxy foram liberados exclusivamente no Android na versão 2.23.13.10 do WhatsApp Beta. Contudo, o site WABetaInfo informa que o recurso também está em preparação no iOS.

Fonte: WABetaInfo