WhatsApp para Windows começa a testar visualização de fotos autodestrutivas

WhatsApp para Windows começa a testar visualização de fotos autodestrutivas

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Abril de 2022 às 10h03
Amin Moshrefi/Unsplash

O WhatsApp para Windows 11 começou a testar fotos e vídeos autodestrutivos, descobriu o site WABetaInfo nesta quinta (31). Mídias enviadas com a opção ativada podem ser abertas uma única vez, exatamente como acontece no celular. Além disso, o programa também experimenta uma janela pop-up para interagir com números de telefone recebidos por mensagem — neste caso, somente no Android.

Fotos e vídeos de visualização única não são uma novidade para quem usa o WhatsApp no celular ou na versão tradicional para Desktop. Embora não impeça que o destinatário faça prints do conteúdo, o recurso permite ao menos que o arquivo original seja apagado de forma automática do aparelho de destino.

Fotos e vídeos autodestrutivos agora podem ser visualizados no WhatsApp UWP (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Quando em modo autodestrutivo, a foto ou o vídeo não aparecem com prévias no chat do WhatsApp — no lugar, há um indicador de que é uma mídia de visualização única. Assim que o conteúdo é visualizado uma vez, o balão é substituído por uma mensagem de “mensagem indisponível”. Este recurso está em testes na versão 2.2212.2.0 do WhatsApp UWP, ainda disponível somente para experimentação.

Janela pop-up para números

Ao tocar num número de telefone recebido como mensagem no WhatsApp, o aplicativo apresentará um balão com uma nova ação: “Conversar com [número]”. A opção foi adicionada entre as alternativas “Discar para [número]” e “Adicionar aos contatos”, atualmente amplamente disponíveis no Zap.

A nova opção "Conversar com [número]" só aparece se o contato mencionado estiver cadastrado no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

A opção inédita é muito bem-vinda, especialmente para quem busca continuar o contato por mensagem. Antes, contatos enviados por número precisavam ser adicionados à agenda manualmente para só depois ter o chat iniciado no mensageiro. Na versão de testes, esse processo é significativamente encurtado.

Contudo, vale ressaltar que a opção “Conversar com” só aparece quando o número mencionado está disponível no WhatsApp. Se não estiver, somente as opções tradicionais serão exibidas.

Essa função está em experimentação no app WhatsApp Beta para Android, dentro da versão 2.22.8.10 — não aparece para você? Verifique se há atualizações pendentes na Play Store. É possível que outras plataformas também recebam a opção no futuro, se já não estiverem disponíveis.

Fonte: WABetaInfo (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.