Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp não vai abrir mão de sua controversa nova política de privacidade

Por| 19 de Fevereiro de 2021 às 10h05

Link copiado!

Thomas Ulrich/Pixabay
Thomas Ulrich/Pixabay
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp revelou nesta quinta-feira (18) que usará o recurso Status do aplicativo para esclarecer dúvidas e dar mais informações sobre a atualização dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade. As mudanças, que entrariam em vigor no último dia 8, serão implementadas apenas no dia 15 de maio, dando mais algum tempo para as pessoas entenderem as alterações do mensageiro.

Segundo comunicado em seu blog, o WhatsApp afirma que esse é o primeiro passo de muitos para promover uma comunicação mais clara entre os usuários. Além disso, em breve, o mensageiro começará a exibir um aviso sobre a oferta de mais tempo para entender o que muda e o que não muda com a atualização. Na prática, isso significa que eventualmente todos serão obrigados a aceitar as mudanças para seguir usando o aplicativo.

Embora a companhia não tenha revelado como serão veiculados esses avisos na plataforma, nesta semana o site WABetaInfo encontrou uma nova tela de aviso de privacidade na versão beta mais recente do WhatsApp. Ela tira algumas das principais dúvidas dos usuários sobre as alterações, como privacidade das conversas pessoais, compartilhamento de dados com o Facebook e a divulgação de anúncios.

Continua após a publicidade

A mensagem reitera que suas conversas pessoais serão sempre protegidas com a criptografia de ponta a ponta, ou seja, elas não serão lidas nem ouvidas pela companhia. Além disso, os diálogos com contas comerciais estão simplificados para que os consumidores recebam respostas mais rápidas, embora o contato com estabelecimentos seja totalmente opcional.

Sobre o compartilhamento de dados com o Facebook e o direcionamento de propagandas, o aviso reforça que os usuários não serão expostos sem antes conversar com contas comerciais que fazem uso de ferramentas para melhor encontrar seu público-alvo.

Continua após a publicidade

Novos termos de privacidade: o que muda?

Basicamente, as alterações nos termos de privacidade esclarecem que as conversas entre usuários e perfis comerciais de grandes empresas do WhatsApp Business podem ser guardadas pelas próprias companhias. Ou seja, se você iniciar um chat com uma empresa que utiliza uma conta comercial no "Zap", as conversas serão armazenadas em algum serviço de hospedagem por ela.

A atualização não afeta os usuários que usam o WhatsApp apenas para enviar mensagens para familiares e amigos ou que conversam com pequenas empresas que não usam o Business API — ou seja, pode ficar tranquilo.

Continua após a publicidade

Fonte: WhatsApp