Publicidade

WhatsApp lança serviço de checagem de fatos na Índia

Por| 02 de Abril de 2019 às 11h29

Link copiado!

WhatsApp lança serviço de checagem de fatos na Índia
WhatsApp lança serviço de checagem de fatos na Índia
Tudo sobre WhatsApp

Dando continuidade aos seus esforços de combate às fake news, o WhatsApp lançou na Índia um serviço de checagem de fatos para coibir a disseminação de informações falsas pelo app no país.

O funcionamento exato da nova função não foi detalhado, tampouco há informações de lançamentos similares em outros países, mas o WhatsApp divulgou estar trabalhando com uma startup local chamada “Proto” para classificar mensagens de usuários como “Verdadeira”, “Falsa”, “Enganosa” ou “Discutida/Debatida”.

O lançamento do serviço ocorre a pouco mais de uma semana das eleições indianas, previstas para ocorrerem em 11 de abril. Segundo informações divulgadas pelo Facebook (dono do WhatsApp), 712 contas e 390 páginas foram excluídas de ambas as redes por “comportamento inautêntico” na Índia e Paquistão.

Continua após a publicidade

O WhatsApp já foi alvo de problemas graves, derivados de notícias falsas na Índia: em junho de 2018, cerca de 12 linchamentos ocorreram nas ruas do país em virtude de fake news disseminadas pelo aplicativo de mensagens — em um deles, ocorrido no distrito de Balaghat, entre 50 e 60 moradores de uma vila espancaram dois homens até a morte depois de suspeitarem que eles faziam parte de uma quadrilha de ladrões de órgãos. Outras informações falsas remetem a tráfico de mulheres e acusações de pedofila.

Na Índia, o WhatsApp tem aproximadamente 200 milhões de usuários e, com a proximidade das eleições, todos os partidos concorrentes ao pleito acusam seus competidores de disseminar informações mentirosas pelo app.

Fonte: Reuters