Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp lança ferramenta de monetização voltada para empresas

Por| 01 de Agosto de 2018 às 16h14

Link copiado!

WhatsApp lança ferramenta de monetização voltada para empresas
WhatsApp lança ferramenta de monetização voltada para empresas
Tudo sobre WhatsApp

Para começar este mês de agosto com o pé de direito, o WhatsApp Business lança seu primeiro recurso pago. A API permitirá que as empresas respondam mensagens de seus clientes gratuitamente dentro de até 24 horas. Passado esse período, caso sejam solicitadas novas mensagens, o app de bate-papo corporativo cobrará uma taxa fixa da companhia. Este valor será estipulado e poderá variar de acordo com o país.

As empresas serão capazes de enviar mensagens para quem as contratou, e a API irá ajudá-las a administrar os serviços pedidos, enviando confirmações de envio de produto, lembretes de compromissos automáticos e até cartões de embarque. As companhias também poderão responder manualmente aos serviços de atendimento ao cliente, integrando a ferramenta com apps de comunicação já existentes.

Como funciona?

Tudo isso será possível bastando fornecer para a empresa o número do celular, seja através do site, do aplicativo ou da loja física da companhia, para que assim ela possa enviar as informações necessárias através do aplicativo de bate-papo. O suporte é oferecido em tempo real dependendo do serviço contratado, com respostas para perguntas sobre produtos ou ajuda com um problema.

Continua após a publicidade

A API do WhatsApp Business permite a criação de um perfil para a empresa, e quem já possui um, continuará utilizando-o normalmente. Através dessa conta, a companhia poderá se comunicar com o cliente, enviando informações importantes sobre os serviços contratados. Isso deverá ajudar em uma comunicação mais prática e rápida, sem a necessidade de ligações.

Segundo o WhatsApp em comunicado oficial, "Desde que lançamos o aplicativo WhatsApp Business, as pessoas nos disseram que é mais rápido e mais fácil conversar com uma empresa do que fazer uma ligação ou enviar um e-mail".

O comunicado do WhatsApp também revela que um botão para iniciar uma conversa foi adicionado a sites com anúncios do Facebook, permitindo um contato rápido com a empresa que aparece na publicidade. Todavia, não é preciso se preocupar com o tipo de atendimento prestado. "As empresas pagarão para enviar determinadas mensagens, logo eles terão o cuidado de enviar recados bem selecionados e que não ocupem um espaço desnecessário em sua lista de conversas", explica.

Continua após a publicidade

O conceito de estratégia

O WhatsApp Business havia sido lançado no início deste ano, mas até então, não era faturado. Este cenário, porém, deverá mudar agora. A tática de cobrar pelas mensagens é uma saída inteligente, pois permite que as empresas respondam rapidamente e isso irá estimular a comunicação rápida e eficiente entre a companhia e o cliente.

Caso o feedback seja positivo, o WhatsApp pode começar a cobrar por todas as respostas ou então por pacotes, atribuindo taxas extras caso a demanda exceda o que foi contratado. Isso também deve ajudar as companhias que usam a API, pois o tempo de resposta com os clientes será aprimorado, e isso deverá agradá-los, criando um bom relacionamento – especialmente em épocas tumultuadas, como as festas de fim de ano.

Nada novo sob o sol

Continua após a publicidade

O WhatsApp já havia anunciado que eventualmente cobraria as empresas no último ano, quando o app foi lançado gratuitamente. O aplicativo em questão possui hoje 3 milhões de usuários e ainda permite que companhias de pequeno porte respondam seus clientes manualmente.

A API que está sendo lançada, portanto, é voltada para as marcas de grande porte, e em todos os casos, o WhatsApp ressalta que as mensagens trocadas entre as empresas e seus clientes possuem encriptação end-to-end (de ponta a ponta), de modo a proteger as informações trocadas através do app.

Fonte: Tech Crunch, WhatsApp