Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp faz ação de rua na Índia na tentativa de combater fake news

Por| 12 de Outubro de 2018 às 13h40

Link copiado!

WhatsApp faz ação de rua na Índia na tentativa de combater fake news
WhatsApp faz ação de rua na Índia na tentativa de combater fake news
Tudo sobre WhatsApp

O Brasil tem um grave problema de disseminação de notícias falsas por meio do WhatsApp, mas o problema também é intenso na Índia. O governo indiano vem cobrando soluções por parte do mensageiro para resolver a questão, e agora o WhatsApp, entre outras medidas, decidiu fazer uma ação de rua no país para conscientizar a população sobre os perigos de se compartilhar informações sem verificar sua veracidade.

Por lá, já aconteceram mais de 30 mortes por causa de fake news no mensageiro, e o WhatsApp pode até mesmo ser penalizado por conta disso. Depois de publicar anúncios em jornais, limitar recursos de compartilhamento e formar uma equipe dedicada para o combate de fake news na Índia, o mensageiro está tomando as ruas indianas com apresentações teatrais e musicais sobre notícias falsas e seus perigos.

Com um caminhão carregando o logo do WhatsApp e pessoas uniformizadas, o pessoal tenta, por meio do entretenimento, fazer com que as pessoas entendam o real problema das fake news, e qual o seu papel no problema. Ao encerrar a apresentação, os participantes conversam com os transeuntes sobre as fake news, explicando como evitá-las e reforçando que nem tudo o que está na internet é verdade. Eles também distribuem panfletos informativos.

Continua após a publicidade

E as operadoras de telefonia móvel locais estão apoiando a ação, aproveitando a ocasião para promover seus smartphones que já vêm com o WhatsApp pré-instalado. O aplicativo é usado por mais de 200 milhões de indianos, sendo que o país tem cerca de 460 milhões de usuários de internet.

Fonte: Phone Arena