Publicidade

WhatsApp faz ação de rua na Índia na tentativa de combater fake news

Por  | 

Compartilhe:
WhatsApp faz ação de rua na Índia na tentativa de combater fake news
WhatsApp faz ação de rua na Índia na tentativa de combater fake news
Tudo sobre WhatsApp

O Brasil tem um grave problema de disseminação de notícias falsas por meio do WhatsApp, mas o problema também é intenso na Índia. O governo indiano vem cobrando soluções por parte do mensageiro para resolver a questão, e agora o WhatsApp, entre outras medidas, decidiu fazer uma ação de rua no país para conscientizar a população sobre os perigos de se compartilhar informações sem verificar sua veracidade.

Por lá, já aconteceram mais de 30 mortes por causa de fake news no mensageiro, e o WhatsApp pode até mesmo ser penalizado por conta disso. Depois de publicar anúncios em jornais, limitar recursos de compartilhamento e formar uma equipe dedicada para o combate de fake news na Índia, o mensageiro está tomando as ruas indianas com apresentações teatrais e musicais sobre notícias falsas e seus perigos.

Com um caminhão carregando o logo do WhatsApp e pessoas uniformizadas, o pessoal tenta, por meio do entretenimento, fazer com que as pessoas entendam o real problema das fake news, e qual o seu papel no problema. Ao encerrar a apresentação, os participantes conversam com os transeuntes sobre as fake news, explicando como evitá-las e reforçando que nem tudo o que está na internet é verdade. Eles também distribuem panfletos informativos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

E as operadoras de telefonia móvel locais estão apoiando a ação, aproveitando a ocasião para promover seus smartphones que já vêm com o WhatsApp pré-instalado. O aplicativo é usado por mais de 200 milhões de indianos, sendo que o país tem cerca de 460 milhões de usuários de internet.

Fonte: Phone Arena

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*