Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp explica mensagens temporárias antes de liberar recurso para todos

Por| 01 de Novembro de 2020 às 12h00

Link copiado!

Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

Já faz mais de um ano que o WhatsApp trabalha em um recurso de mensagens temporárias, ou seja, que se apagam automaticamente depois de um tempo. A função pode estar finalmente bastante próxima de ser implementada, já que o próprio site do mensageiro agora explica como ela funciona.

As mensagens temporárias já entraram no FAQ do mensageiro, com bastante detalhes sobre o recurso. De acordo com a página, ao ativar essas mensagens que desaparecem, você faz com que seus envios sejam apagados depois de 7 dias. No entanto, o WhatsApp alerta que não é uma função para garantir que seus rastros sejam totalmente excluídos do mensageiro.

Os envios podem ser apagados depois de 7 dias mesmo que o recipiente não abra o aplicativo, mas o conteúdo pode ficar em uma notificação no celular dessa pessoa mesmo após esse período. Além disso, a mensagem será mostrada acima de outra caso alguém envie uma resposta direta a ela, mesmo depois de passado o período de uma semana.

Continua após a publicidade

Outros meios de eternizar as mensagens temporárias incluem capturas de tela (prints), encaminhamentos, cópia do conteúdo para salvar em outro local e backups, apesar de, neste último caso, a mensagem desaparecer quando o usuário fizer a restauração do histórico em um dispositivo. Além disso, mídias enviadas como mensagens autodestrutivas poderão ficar armazenadas no celular de quem as receber.

Em resumo, as mensagens temporárias do WhatsApp não são a melhor maneira de compartilhar segredos, nudes e afins. É mais uma maneira de evitar que o backup do mensageiro cresça incontrolavelmente.

Como ativar as mensagens temporárias no WhatsApp

Continua após a publicidade

O recurso ainda não está ativado nem em versões beta, e a página do aplicativo não explicou o caminho exato para habilitar a função. O FAQ se limita apenas a explicar como funcionam as mensagens temporárias, que aparentemente ficarão limitadas a conversas específicas ou grupos, e neste segundo caso são os administradores quem decidem se os envios são apagados ou não do chat.

Veja o que diz o WhatsApp sobre as mensagens que se apagam automaticamente:

Você pode ativar as mensagens temporárias e enviar mensagens que desaparecem no WhatsApp. Ao ativar esse recurso, as novas mensagens enviadas em uma conversa desaparecerão após 7 dias. A configuração mais recente afeta todas as mensagens de uma conversa, mas as mensagens enviadas ou recebidas antes da ativação das mensagens temporárias não serão afetadas. Em conversas individuais, ambos os usuários podem ativar ou desativar as mensagens temporárias. Já em conversas em grupo, somente os admins podem ativar ou desativar o recurso.

Mais informações estão disponíveis no FAQ do mensageiro, que você pode acessar aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: WhatsApp (via WABetaInfo)