Siga o @canaltech no instagram

WhatsApp expande testes do modo noturno para aplicativo Android

Por Thaís Augusto | 14 de Maio de 2019 às 16h33
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

O WhatsApp está expandindo os testes do modo noturno na versão beta do seu aplicativo Android. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (13) pelo WABetaInfo, site que analisa versões do aplicativo que ainda não foram lançadas ao grande público.

A ampliação dos testes indica que estamos mais próximos de ver a funcionalidade na versão tradicional do WhatsApp. Os primeiros experimentos foram detectados ainda em março, quando a empresa redesenhou a aba Configurações para que ela se tornasse compatível ao modo noturno.

Desde então, o WhatsApp também implementou o modo escuro na barra de notificações do próprio smartphone – que fica verde quando o aplicativo é aberto – e em seções como Privacidade. Com a atualização do beta 2.19.139, o WhatsApp levou o modo noturno para as listas de Conversas, Status e Chamadas.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Modo noturno está sendo testado nas interfaces Conversas, Status e Chamadas (Imagem: WABetaInfo)

No WhatsApp, o modo noturno será reproduzido no tom cinza-escuro, e não na cor preta. Mas a diferença para o usuário é imperceptível: o recurso ainda reduz o brilho da tela do smartphone, trocando o padrão de cores para tornar a experiência do usuário mais agradável em ambientes de pouca luz.

A cor cinza-escuro é uma orientação sugerida pela Google nas diretrizes do Material Design. O documento diz que a cor reduz o cansaço visual: "O texto [com cor] clara em uma superfície cinza-escuro tem menos contraste do que texto claro em uma superfície preta".

De acordo com o WABetaInfo, os botões que ainda estão em uma tonalidade verde devem ser alterados. O site ressalta que muitas seções ainda estão incompatíveis com o modo escuro e, por isso, não há uma expectativa de quando o WhatsApp deve liberar a função.

Mas uma atualização não deve demorar muito: o Facebook – dono do WhatsApp – liberou em abril o modo escuro para o Messenger.

No beta 2.19.139 do WhatsApp, o visual de 155 emojis também foi atualizado. A maioria das figurinhas passou por retoques pequenos, outras foram completamente remodeladas. Confira o antes e depois:

(Imagem: WABetaInfo)

Procurado pelo Canaltech, o WhatsApp disse que os recursos são "informações não confirmadas" e que a empresa não comenta rumores.

Como baixar o WhatsApp Beta

O WhatsApp Beta é um programa de testes do WhatsApp, que libera uma série de recursos para que os usuários possam realizar testes e informar seus feedbacks. Isso significa que os "testadores" têm acesso antecipado a várias atualizações do aplicativo regular.

Mas nem tudo é um mar de rosas: eles também lidam com bugs, erros inesperados e demais problemas pontuais. Além disso, alguns recursos testados nem chegam a ser lançados oficialmente.

O WhatsApp Beta está disponível apenas para usuários do Android. O aplicativo vai substituir a versão regular do WhatsApp em seu smartphone, mas as duas versões funcionam da mesma forma – a diferença é que você passa a receber atualizações para testes.

Antes de fazer o download do aplicativo, você precisa estar conectado a sua conta da Google. Depois, é só acessar a página do programa de testes do WhatsApp e clicar em "Participar dos testes".

O próximo passo é fazer uma atualização manual do aplicativo no Google Play ou esperar até que o WhatsApp seja atualizado automaticamente. Na página do programa de testes, o usuário é informado que o update pode demorar algum tempo.

Agora, quando procurar pelo WhatsApp no Google Play, o usuário vai se deparar com a versão beta do aplicativo. É possível sair do programa de testes a qualquer momento pelo mesmo link da inscrição. Em seguida, será necessário desinstalar a versão de testes e instalar o aplicativo regular.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.