Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp e Instagram são os apps onde o brasileiro passa mais tempo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Junho de 2023 às 17h11

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

WhatsApp e Instagram são os principais aplicativos usados pelos brasileiros, e as soluções são as únicas presentes na tela inicial em mais da metade dos celulares no país. A dupla “Whats-Gram” registrou crescimento na comparação com a edição anterior do levantamento. Os dados são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de Apps no Brasil - Maio de 2023

Em apenas seis meses, o WhatsApp subiu de 54% para 59% de presença na tela inicial dos celulares nacionais. Este é o maior percentual já registrado desde o início da produção da pesquisa, há oito anos no mercado.

O Instagram também deu um salto considerável: de 46% para 55%, sendo a primeira vez que figura no radar de popularidade do levantamento. O número reflete o poder da Meta nos smartphones brasileiros, já que as duas soluções, juntamente com o Facebook, pertencem à companhia.

Continua após a publicidade

Aplicativos também são os mais abertos

A rede social e o mensageiro também são os apps mais vezes abertos no cotidiano. O Zap lidera com 53% das aberturas de aplicativos no celular em um só dia, seguido pelo Instagram com apenas 21%.

Quando o quesito analisado é o tempo gasto diariamente, o Instagram ultrapassa todos os demais e deixa o WhatsApp na segunda posição. A mídia social é responsável por 36% do tempo gasto com celulares em um só dia, enquanto o app de mensagens corresponde a 29%.

E se você só pudesse ter um app em seu celular, qual seria? Essa pergunta foi feita aos entrevistados e mostrou a importância do WhatsApp. Exatos 50% das pessoas disseram que teriam o mensageiro, enquanto 15% apontaram o Instagram.

O que é a pesquisa Panorama?

A pesquisa foi feita com 2.069 brasileiros acima de 16 anos que possuem smartphones. O questionário foi aplicado online entre 12 e 24 de abril de 2023, respeitando proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica.

A margem de erro da pesquisa Panorama é de 2,1 pontos percentuais com um grau de confiança de 95%. No mês passado, o levantamento consagrou o WhatsApp como o principal canal de comunicação para 86% dos negócios no país.