Vivo libera WhatsApp gratuitamente em planos pré-pagos e Controle

Por Felipe Demartini | 11 de Julho de 2018 às 12h49
photo_camera TechTudo

A Vivo liberou, na última sexta-feira (06), a utilização gratuita do WhatsApp para todos os clientes pré-pagos ou de planos Controle da companhia. Desde então, o uso do mensageiro para o envio e recebimento de mensagens de texto, áudio, fotos e vídeos não resulta em descontos na franquia de internet móvel contratada pelos usuários.

A novidade começou a aparecer em propagandas e materiais de divulgação, mas não foi anunciada diretamente. Em contato com o Canaltech, porém, a operadora confirmou a aplicação do benefício e também a contemplação de todos os clientes dos planos Vivo Turbo (como a empresa chama sua opção pré-paga) e Controle.

Os usuários nem mesmo precisam realizar a ativação manualmente, passando a contar automaticamente com a oferta gratuita. Além deles, novos clientes também terão acesso à novidade de forma direta, podendo usar o WhatsApp sem descontos na franquia a partir do momento em que começarem a utilizar seus pacotes.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

É uma proposta semelhante a de outras operadoras como TIM e Claro, tanto na concessão quanto em suas restrições. Arquivos de mídia, mensagens de voz e texto estão liberados, porém chamadas de áudio e vídeo continuam sendo descontadas das franquias, assim como o acesso a links recebidos pelo WhatsApp, mesmo que abertos na própria interface do mensageiro.

A novidade também marca uma mudança de postura para a operadora, que desde sempre se posicionou contrária a esse tipo de oferta. Em 2015, o então presidente da Vivo, Amos Genish, afirmou que o WhatsApp presta um serviço pirata e que jamais fecharia contratos de gratuidade com a empresa. Hoje, ele é CEO da Telecom Italia, dona da TIM, que permite o uso gratuito do mensageiro por seus clientes, enquanto sua antiga companhia, somente agora, lança esse benefício.

Confira a declaração da empresa sobre o tema, na íntegra:

“Desde 06/07/18, a Vivo incluiu um novo benefício gratuito em seus planos pré-pago Vivo Turbo e Controle. Com isso, os assinantes podem usar o recurso de envio de mensagens, vídeos e fotos do WhatsApp ilimitadamente e sem descontar da internet contratada. O benefício é concedido automaticamente e é válido para clientes com ofertas ativas do portfólio vigente de planos Vivo Turbo e de planos Controle.”

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.