WhatsApp começa a liberar envio de fotos em alta resolução
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
Finalmente, o WhatsApp permite enviar fotos em alta resolução no Android. O Canaltech encontrou a opção de qualidade elevada disponível na versão 2.23.12.78 do mensageiro (estável), atualmente em distribuição para todos os usuários.
- WhatsApp testa mudanças visuais para incentivar o uso de Comunidades
- WhatsApp prepara recurso para programar mensagens fixadas
Assim como previsto no WhatsApp Beta, as opções de qualidade aparecem no topo da tela, num botão ilustrado com a sigla "HD". Ao tocar sobre ele, o app exibe a bandeja "Qualidade da foto", em que é possível alternar a propriedade do envio de "Qualidade padrão" para "Alta definição".
O envio de fotos em alta resolução, porém, não é totalmente livre de compressão. Conforme apurou o CT, as mídias estão limitadas à resolução 3120 x 4160 pixels e ainda são aplicados ajustes na iluminação para reduzir o tamanho do arquivo. Apesar disso, é um salto significativamente grande em comparação à "Qualidade padrão" que possui resolução 1200 x 1600 pixels.
Os envios em alta definição do WhatsApp exigem mais internet para serem concluídos e, provavelmente por conta disso, é necessário optar pelo envio em HD a cada foto. No chat, as capturas enviadas ou recebidas em alta são identificadas com uma tag "HD" no canto do balão.
Distribuição gradativa
Por enquanto, o WhatsApp ainda não se manifestou oficialmente sobre a novidade, portanto é possível que a distribuição aconteça de forma gradativa. Segundo informações da Play Store, a atualização 2.23.12.78 é distribuída desde 20 de junho de 2023, então já deve estar disponível para a maioria dos usuários.
Consultado pelo Canaltech, o WhatsApp confirmou que testa a novidade com uma pequena quantidade de usuários e que dará mais informações quando o recurso estiver pronto para lançamento definitivo.
“Estamos buscando maneiras de melhorar o compartilhamento de mídia e testando novos recursos com um pequeno número de usuários. Teremos mais para anunciar quando a funcionalidade estiver pronta para ampla disponibilidade”, disse um porta-voz do WhatsApp.
Atualizado às 11h29 de 28/06/2023 para incluir o posicionamento do WhatsApp.