Publicidade

WhatsApp começa a liberar envio de fotos em alta resolução

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Junho de 2023 às 09h19

Link copiado!

Aarn Giri/Unsplash
Aarn Giri/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

Finalmente, o WhatsApp permite enviar fotos em alta resolução no Android. O Canaltech encontrou a opção de qualidade elevada disponível na versão 2.23.12.78 do mensageiro (estável), atualmente em distribuição para todos os usuários.

Assim como previsto no WhatsApp Beta, as opções de qualidade aparecem no topo da tela, num botão ilustrado com a sigla "HD". Ao tocar sobre ele, o app exibe a bandeja "Qualidade da foto", em que é possível alternar a propriedade do envio de "Qualidade padrão" para "Alta definição".

Continua após a publicidade

O envio de fotos em alta resolução, porém, não é totalmente livre de compressão. Conforme apurou o CT, as mídias estão limitadas à resolução 3120 x 4160 pixels e ainda são aplicados ajustes na iluminação para reduzir o tamanho do arquivo. Apesar disso, é um salto significativamente grande em comparação à "Qualidade padrão" que possui resolução 1200 x 1600 pixels.

Os envios em alta definição do WhatsApp exigem mais internet para serem concluídos e, provavelmente por conta disso, é necessário optar pelo envio em HD a cada foto. No chat, as capturas enviadas ou recebidas em alta são identificadas com uma tag "HD" no canto do balão.

Distribuição gradativa

Por enquanto, o WhatsApp ainda não se manifestou oficialmente sobre a novidade, portanto é possível que a distribuição aconteça de forma gradativa. Segundo informações da Play Store, a atualização 2.23.12.78 é distribuída desde 20 de junho de 2023, então já deve estar disponível para a maioria dos usuários.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Consultado pelo Canaltech, o WhatsApp confirmou que testa a novidade com uma pequena quantidade de usuários e que dará mais informações quando o recurso estiver pronto para lançamento definitivo. 

“Estamos buscando maneiras de melhorar o compartilhamento de mídia e testando novos recursos com um pequeno número de usuários. Teremos mais para anunciar quando a funcionalidade estiver pronta para ampla disponibilidade”, disse um porta-voz do WhatsApp.

Atualizado às 11h29 de 28/06/2023 para incluir o posicionamento do WhatsApp.