Publicidade

Em um só app: WhatsApp e 99 fecham parceria inédita no país

Por| 06 de Outubro de 2020 às 15h21

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

O aplicativo de transportes 99 anunciou uma parceria inédita com o WhatsApp que permitirá aos usuários do serviço chamar carros pelo app de mensagens do Facebook.

Segundo a Didi Chuxing, empresa chinesa que controla a 99, a novidade foi pensada para usuários com celulares modestos, sem espaço de armazenamento para o aplicativo de transporte, assim como pessoas que moram em locais com sinal de internet fraco ou pacote de dados limitado.

"A nova solução faz parte da nossa estratégia para ampliar o acesso das pessoas a uma mobilidade urbana mais eficiente, segura e multimodal. E é um grande passo para ampliar nossa presença especialmente nas periferias, onde durante a pandemia o uso do app da 99 já cresceu 54%”, afirmou a gerente de operações do app Livia Pozzi.
Continua após a publicidade

O recurso será lançado no dia 15 de outubro, em quatro cidades no estado de São Paulo: Araraquara, Bauru, Presidente Prudente e São Carlos, com planos de expansão para todo o país, mas ainda sem data definida.

A nova opção de transporte da 99 será oferecida a princípio para carros do serviço 99Pop, apenas para pagamentos em dinheiro. O usuário interessado terá que cadastrar no celular o número oficial de contato da 99 e confirmar os dados cadastrais.

Para chamar um veículo, será necessário enviar em uma mensagem o endereço de embarque e desembarque, respondida com previsão de tempo de chegada, preço e horário de embarque.

Continua após a publicidade

Em resposta ao Canaltech, a 99 contou que a nova opção não terá a cobrança de taxa extra, valendo as mesmas tarifas praticadas pelo aplicativo regular. Sobre a forma de pagamento em dinheiro, a empresa revelou que 70% das corridas no aplicativo usam o pagamento "à moda antiga", especialmente entre as classes C e D.

O uso do pagamento em espécie — feito ao final da corrida, após a confirmação do valor final por mensagem no "Zap" — dispensa o envio de dados do cartão pelo aplicativo de mensagens. Em entrevista à agência de notícias Reuters, a diretora de negócios do Facebook Gabriela Comazzetto afirmou que as empresas já trabalham para integrar ao serviço a opção de utilizar o sistema de pagamentos do WhatsApp.

Fonte: 99Reuters