Publicidade

WhatsApp 10 anos | Infográfico mostra mudanças do mensageiro preferido do Brasil

Por| 25 de Fevereiro de 2019 às 11h13

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp completou 10 anos neste domingo (24). Pode parecer que foi ontem que a ferramenta surgiu em nossas vidas, mas foi em 2009 que chegou ao Android e iOS. Em comemoração, a própria companhia lançou um infográfico lembrando das principais ferramentas adicionadas na plataforma e quando elas entraram em ação.

O WhatsApp chegou há 10 anos com funções limitadas para conversas por texto. Somente no final daquele passou a permitir compartilhamento de fotos e vídeos. O “grupão do Zap” só viria a dar as caras dois anos depois, em 2011, quando a ferramenta permitiu a conversa com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Outra opção que gera polêmica até hoje no app mensageiro, o sinal de confirmação de leitura surgiu em 2014 com o objetivo de avisar o remetente de que o destinatário já estava a par daquele recado.

Uma ferramenta que parece que “sempre existiu” no mensageiro é o WhatsApp Web, permitindo que os usuários tivessem um cliente no navegador para usar a rede social. Mas essa opção só chegou ao programa em 2015.

Continua após a publicidade

No ano seguinte, foi a primeira vez que se tornou possível ligação por vídeo pelo WhatsApp, quando a empresa também lançou o mecanismo de criptografia de ponta a ponta para aumentar a segurança do app.

Foi em 2017 que, com o sucesso dos Stories do Instagram, o WhatsApp passou a contar com o Status, ferramenta semelhante entre as duas plataformas.

Vale perceber que, desde 2014, quando a o app mensageiro foi comprado pelo Facebook, há uma nova grande inserção no programa por ano.

Continua após a publicidade

No ano passado, a empresa informou que bateu a marca de 1,5 bilhão de usuários, posicionando-se como a segunda maior rede social do mundo, atrás somente do Facebook. Atualmente, a grande discussão em torno do programa é a inclusão de publicidade para mantê-lo como um modelo de negócio sustentável.

Em comemoração aos 10 anos, o Canaltech também preparou um especial lembrando como era a nossa vida antes desta ferramenta de comunicação.