SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Waze vai avisar quando você passar por ruas com histórico de acidentes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Novembro de 2023 às 12h27

Link copiado!

Divulgação/Waze
Divulgação/Waze
Tudo sobre Waze

O Waze adicionou uma nova função para alertar sobre vias perigosas: o aplicativo agora exibe um aviso na tela para informar que uma determinada rua tem histórico recente de acidentes. Para isso, a ferramenta combina relatos de usuários e dados de inteligência artificial.

O recurso pode ser usado para indicar uma curva sinuosa ou um cruzamento com pouca sinalização, por exemplo. O Waze afirma que os usuários relatam acidentes no app a cada dois segundos, enquanto a Organização Mundial da Saúde estima cerca de 1,3 milhão de mortes no trânsito a cada ano. Portanto, o novo alerta é uma forma útil de reforçar a atenção dos motoristas que passam por locais potencialmente perigosos.

Continua após a publicidade

Em comunicado oficial, a equipe do app informa que as notificações são priorizadas para caminhos nos quais o usuário não tem o costume de seguir — a plataforma não mostra os alertas nas ruas em que a pessoa dirige regularmente para reduzir distrações.

"Para minimizar as distrações, limitamos o número de alertas que os motoristas veem e não os mostramos em vias pelas quais eles trafegam regularmente", explica a equipe do app.

Além disso, a ferramenta aponta que o histórico de acidentes depende diretamente dos relatos de usuários: isso significa que nem todas as vias perigosas podem receber o alerta, então dirigir com cuidado e atenção segue sendo a melhor pedida.

Como ativar os avisos de vias perigosas no Waze

Continua após a publicidade

O aplicativo começou a distribuir a função aos poucos e deve chegar para mais usuários no decorrer dos próximos meses. Caso você já tenha o recurso, pode ativá-lo no app:

  1. Abra o Waze;
  2. Toque no ícone de três barras;
  3. Selecione “Configurações”;
  4. Toque em “Lembretes e alertas”;
  5. Pressione “Alertas”;
  6. Procure pelo ícone de rua amarela;
  7. Selecione “Alertar enquanto estiver dirigindo”.

O Waze pode ser um grande aliado enquanto você dirige, com alertas em tempo real sobre acidentes, radares e problemas na pista. Além disso, é possível usar a ferramenta para conferir o trânsito ao vivo.