Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uso de VPNs cresce 54% no mundo e Brasil é o 5º país que mais baixa esses apps

Por| 22 de Novembro de 2019 às 23h00

Link copiado!

pixabay
pixabay

Mais de 480 milhões de pessoas baixaram apps de redes privadas (VPN) para dispositivos móveis em todo o mundo nos últimos 12 meses. Isso representa uma alta de 54% em relação ao período anterior. Os dados são da Top10VPN, que registrou 23,5 milhões de downloads no período e um crescimento de 76% no Brasil, o quinto colocado no ranking dos países que mais buscam esses utilitários.

O levantamento, realizado entre outubro de 2018 até o deste ano, leva em consideração os softwares obtidos junto à Play Store e à App Store — em ambas as plataformas o crescimento foi superior a 50% em duas temporadas consecutivas. Esse é o maior registro de uso das VPNs até hoje. As maiores razões para isso estar acontecendo, segundo o relatório, é o aumento de regimes governamentais autoritários e uma maior consciência sobre o valor dos dados de navegação.

A maioria dos downloads foram realizados a partir de dispositivos Android (75%), com 358,3 milhões, enquanto no iOS (25%) eles foram baixados 121,9 milhões de vezes. Os maiores mercados são Indonesia (75,5 milhões), Estados Unidos (74,6 milhões), Índia (57 milhões), Emirados Árabes Unidos (30,6 milhões) e Brasil (23,5 milhões). A China, que possui grandes restrições e deve ter um alto consumo de VPN, não está nessa pesquisa, pois esses aplicativos sumiram da App Store por lá em 2017, e os serviços do Google, como a Play Store, não sofrem grande censura no país.

Continua após a publicidade

Outro dado interessante é o crescimento muito rápido dos downloads em certos países. Na Índia esse crescimento foi mais de 405% na comparação ano a ano. Na Jordânia foi de 387%, enquanto no Cazaquistão foi de 210%, na Algéria foi de 205%, e no Vietnã foi de 140% — note que nesses governos há certas restrições de uso na web nacional.

Quais são os mais populares?

Apps de VPN permitem acessar a internet de outros países e esconder os rastros de identificação dos dispositivos, por meio de uso de servidores privados. Além de burlar a censura dos governos, muita gente usa para conferir versões locais de sites e para acessar serviços internacionais — é comum, por exemplo, o uso de uma Netflix de outro país para acessar um catálogo distinto.

Continua após a publicidade

Os mais utilizados são, claro, os gratuitos, que foram os mais baixados desde outubro de 2018. Eles representaram 84% dos downloads. Os mais populares são o TurboVPN (baixado mais de 51,3 milhões de vezes), Hotspot Shield (42,8 milhões), Betternet (29,9 milhões), Psiphon (25,8 milhões) e SuperVPN (16,7 milhões). O utilitário pago mais requisitado foi o NordVPN (15,5 milhões). Todos têm versões para iOS e Android.

Bem, como há uma crescente tendência de países criarem suas próprias versões da internet, é possível que os apps de VPN continuem em alta nos próximos anos.

Fonte: Top10VPN