Twitter terá novos rótulos para combater mentiras e desinformação

Twitter terá novos rótulos para combater mentiras e desinformação

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2021 às 17h55
(joshua hoehne/ Unsplash)

Desde março do ano passado, com o agravamento da pandemia de COVID-19, o Twitter implantou os avisos de advertências para combater a desinformação. Embora no início eles fossem voltados para as fake news da saúde, eles foram expandidos para coibir mentiras durante as eleições dos Estados Unidos.

Agora, a desenvolvedora e engenheira revesa Jane Manchun Wong descobriu que o Twitter desenvolve três novos tipos de avisos de advertência contra a desinformação: “Últimas novidades”, “Fique informado” e “Informação errada”. O objetivo é comunicar aos usuários que aquele tuíte específico pode conter imprecisões que afetam a qualidade e a confiabilidade da fonte.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Conforme a captura de tela compartilhada por Wong, esses três novos tipos de rótulo serão acompanhados de um link direcionado para informações corretas e mais detalhadas. Ainda não está claro qual a destinação destes links (se serão para sites noticiosos, agências de checagem ou para o próprio Twitter) e nem como o algoritmo vai trabalhar para detectar uma informação falsa.

A certeza é que essa novidade pode ter um peso importante no atual momento de vacinação no mundo, no qual muitos boatos são espalhados. Hoje, o Twitter oferece a possibilidade de denunciar tweets que descumprem as políticas da rede, mas não há um botão para marcar a disseminação de conteúdos falsos, por exemplo. Essa poderia ser uma alternativa, mas, por outro lado, também poderia causar a manipulação do algoritmo para marcar publicações legítimas como errôneas.

Emojis nas reações

O Twitter também está trabalhando para trazer reações com emojis para sua plataforma, como fez o Orkut e semelhante ao Facebook. A ideia é dar mais possibilidades para as pessoas expressarem sentimentos na rede social do passarinho.

De acordo com Wong, o próximo recurso incluirá cinco reações: Like, Cheer (Celebração), Hmm, Sad (Triste) e Haha. Como pode ser visto no tuíte acima, no entanto, o recurso é um trabalho em andamento no momento, já que os emojis com as reações ainda não estão oficializados — de março para cá, a rede tem feito pesquisas com os usuários para saber quais se encaixam melhor na proposta.

Por enquanto, ainda não se sabe se as reações serão para todos ou limitadas aos usuários com uma assinatura do Twitter Blue, assim como a opção de desfazer tuítes. O serviço de assinatura deve custar R$ 15,90 por mês e incluirá recursos exclusivos, como a capacidade de personalizar cores e escolher ícones específicos, além de um modo de leitor que tornará os tópicos muito mais fáceis de ler.

Fonte: Jane Manchun Wong

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.