Publicidade

TikTok lança ferramenta para encontrar músicas por canto ou assobio

Por  | 

Compartilhe:
Mourizal Zativa/Unsplash
Mourizal Zativa/Unsplash
Tudo sobre TikTok

O TikTok introduziu uma nova funcionalidade chamada "Pesquisa de sons", que permite aos usuários encontrar músicas cantando, assobiando ou tocando a melodia. A ferramenta está disponível para alguns usuários em regiões específicas e ainda não foi lançada globalmente.

A pesquisa de sons oferece uma nova maneira de localizar conteúdos na plataforma, auxiliando na identificação de tendências musicais. O Canaltech teve acesso ao recurso e conseguiu testar a ferramenta.

Pesquisa de sons no TikTok

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Semelhante ao recurso de detecção de músicas do YouTube Music, a ferramenta do TikTok permite que os usuários identifiquem músicas sem precisar reproduzir a faixa original, diferenciando-se do Shazam, que requer a reprodução da música para reconhecimento.

A ferramenta também possibilita que os usuários encontrem vídeos que utilizam as músicas identificadas, além de apenas encontrar o nome da canção. O TikTok destaca que a "Pesquisa de sons" pode identificar sons e memes populares na plataforma, como trechos de episódios de séries e áudios criados por usuários.

Como usar a pesquisa de sons no TikTok

Para usar a ferramenta de pesquisa de sons no TikTok, realize a seguinte operação:

  1. Abra o TikTok e entra na seção de pesquisa;
  2. Toque no ícone de microfone na barra de pesquisa;
  3. Escolha “Pesquisa de sons” na parte inferior da tela;
  4. Cante, toque ou assobie parte da melodia;
  5. Confira os resultados da pesquisa.

Os resultados da pesquisa são apresentados em diferentes abas, como “sons”, “vídeos”, “top” e “hashtags”. A ferramenta tem facilidade em reconhecer músicas populares, mas tem baixa precisão para canções pouco utilizadas nos vídeos da plataforma.

Veja também como usar o YouTube Music para identificar músicas.