Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telegram conserta falha de armazenamento de arquivos enviados por engano

Por| 09 de Setembro de 2019 às 16h25

Link copiado!

Desiree Catani
Desiree Catani
Tudo sobre Telegram

Um pesquisador de segurança cibernética chamado Dhiraj Mishra descobriu uma falha de privacidade no Telegram. Acontece que, se um usuário do aplicativo enviasse um arquivo ou uma imagem por engano e quisesse cancelar o envio, isso era perfeitamente possível. No entanto, o destinatário acabava com esse arquivo ou com essa imagem salva na mídia do celular mesmo assim. A informação foi divulgada primordialmente no blog pessoal do pesquisador, intitulado Inputzero, mas foi passada também para o portal norte-americano TechCrunch. O site ainda diz que um porta-voz do Telegram confirmou que a correção do bug aconteceu na última quinta-feira (5).

"Estamos abusando de um recurso bem conhecido de excluir mensagens aqui, que permite a qualquer usuário excluir uma mensagem que é enviada por engano. Nesse caso, observou-se que uma vez que a mensagem que é uma imagem é enviada para qualquer usuário, ela ainda permanece na pasta Telegram / Telegram Images", explica o pesquisador, que também compartilhou um vídeo onde mostra como esse erro de privacidade acontece na prática:

O pesquisador descobriu que outros aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, tinham o mesmo recurso de não enviar uma mensagem caso o usuário estivesse arrependido/enganado, mas, quando testados, esses apps excluíram tanto a mensagem quanto o conteúdo, diferente do Telegram.

Continua após a publicidade

Mishra afirma que a versão Android do Telegram guarda permanentemente fotos e vídeos no armazenamento interno do dispositivo. "Isso funciona perfeitamente em grupos, também", explicou o pesquisador durante uma entrevista ao TechCrunch. "Se você tem um grupo de 100 mil membros do Telegram e envia uma mensagem de mídia por engano e a exclui, ela é excluída do bate-papo, mas permanecerá no armazenamento de mídia de todos os 100 mil membros", acrescenta.

Tendo isso em mente, o Telegram corrigiu a vulnerabilidade e o pesquisador de segurança recebeu € 2.500 (o equivalente a R$ 11.300) como recompensa pela descoberta e pela divulgação da vulnerabilidade.

Fonte: Inputzero via TechCrunch