Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telegram adiciona bloqueio a cópia de conteúdo, modo anônimo em grupos e mais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Dezembro de 2021 às 17h34

Link copiado!

Reprodução/Telegram
Reprodução/Telegram
Tudo sobre Telegram

O Telegram acaba de anunciar uma grande atualização com ferramentas de proteção a conteúdos de grupos e canais, possibilidade de apagar mensagens em períodos definidos, novas formas de gerenciar dispositivos conectados e outras novidades. O pacotão ainda conta com uma novidade para permitir a postagem anônimas em grupos públicos, bem como algumas mudanças visuais no app para iOS e Android.

A principal adição certamente é a restrição a mensagens, fotos, áudios ou vídeos em grupos protegidos. O objetivo do Telegram é evitar vazamentos em grupos secretos ou impedir que conteúdos sejam usados por terceiros sem autorização do proprietário.

Continua após a publicidade

Donos de grupos e canais que pretendem manter tudo restrito podem habilitar a opção que restringirá o encaminhamento de mensagens do chat, capturas de tela e salvamento de mídias. Para fazer esse ajuste, basta abrir a página de informações, clicar em "Tipo de Grupo/Canal e selecionar a opção "Restringir Salvar Conteúdo".

Recursos úteis e mais ágeis

Usuários do Telegram poderão ter mais controle sobre mensagens enviadas e poderão apagá-las a qualquer momento nesta atualização. A adição vai possibilitar limpar o histórico do chat todos os dias ou a cada semana, conforme o usuário desejar para manter as conversas privadas mais organizadas.

Continua após a publicidade

Para configurar isso, é só tocar na barra de data que aparece ao rolar a tela na conversa. A partir daí, a pessoa deve escolher o dia no qual os conteúdos serão limpos automaticamente. Vale ressaltar que isso só funciona em conversas privadas, entre dois usuários, mas qualquer chat poderá ter um timer de autoexclusão de mensagens configurado.

É possível também gerenciar de forma mais ágil os dispositivos conectados simultaneamente na conta do Telegram. No menu Dispositivos, o usuário consegue ver em quais locais a conta está vinculada, para conectar um aparelho de imediato ou desconectá-lo quando estiver inativo por muito tempo com o toque de um botão.

Se você tiver dúvida sobre qual é aquele computador ou celular conectado, basta clicar na lista para ver mais informações. Essa adição vai dar mais liberdade para selecionar os níveis de acesso de cada aparelho, como se poderá aceitar chamadas ou Chats Secretos, por exemplo. Isso pode ser bastante útil para quem usa o Telegram de forma profissional e não quer que seus funcionários tenham total acesso sobre o perfil.

Continua após a publicidade

Segurança e privacidade nos grupos do Telegram

Grupos públicos e canais abertos podem reunir milhares de pessoas para conversar abertamente sobre qualquer assunto, uma das premissas mais bacanas do app, mas nem sempre a pessoa pode se sentir confortável para expor uma opinião ou comentar algo com medo de ser atacado pelos demais. Para tentar contornar isso, a plataforma resolveu adicionar uma opção para aparecer como anônimo ao enviar mensagens em um chat específico.

Esse recurso é ativado facilmente com um toque na foto de perfil, próxima ao campo de mensagens, e só se aplicará ao canal escolhido. Feito isso, as mensagens enviadas após aparecerão com o nome e a foto do canal, em vez de exibir seus dados pessoais. Embora seja algo com um propósito nobre, é fundamental usar essa adição com cautela para evitar desrespeito a regras e banimentos.

Continua após a publicidade

Ainda sobre os grupos, os usuários poderão ver a qual grupo o administrador pertence quando ele responder sua solicitação com uma mensagem. Assim, será possível contar com a ajuda de bots administrativos que façam esse trabalho de forma automatizada para desafogar a rotina dos gestores.

A melhor parte é que os robôs ainda poderão atuar de diversas outras formas, como exigir o aceite das regras do grupo antes de adentrar, submeter a pessoa a um "teste de admissão" ou exigir uma doação financeira para ajudar o canal. Da mesma forma, ficará mais fácil para a pessoa saber quem a aceitou (ou recusou) no grupo desejado.

Mudanças visuais do Telegram

Continua após a publicidade

Por fim, o aplicativo de chat expandiu os oito temas de personalização do software para usuários do Android, porque essa adição era exclusiva dos proprietários de aparelhos da Maçã desde o update de setembro. As configurações de chats foram reformuladas e entregam visuais renovados para o centro do palco: cada modo tem um modo Dia e Noite, papeis de parede animados e balões de mensagem com cores em gradiente.

É possível ainda personalizar todos os itens visuais com novas cores ou texturas. Isso também pode abrir caminho para configurações de personalização criadas sob medida para quem deseja explorar melhor os temas ou compartilhar suas criações com mais gente.

Quem tem o iOS 13 ou mais recente poderá usar o Reconhecimento de Texto (Live Text) para selecionar, copiar ou pesquisar palavras de fotografias, graças a uma inteligência artificial que identifica frases em imagens. A equipe do Telegram garante que o reconhecimento é feito de modo seguro apenas no seu dispositivo, sem remeter nada para servidores externos.

Continua após a publicidade

Com esse pacotão de novidades, o Telegram mostra que não brinca em serviço quando o assunto é inovação. O programa já é o queridinho de muita gente e rivaliza diretamente com o popular WhatsApp, muito criticado pela falta de recursos úteis e funcionalidades de segurança.

Fonte: Telegram