Telefuel expande funcionalidades do Telegram "para usuários avançados"

Por Felipe Junqueira | 12 de Novembro de 2019 às 12h45
Telefuel

O WhatsApp pode ser o mensageiro mais popular, especialmente no Brasil, mas há uma comunidade bastante grande usando o rival Telegram. Uma das maiores vantagens do app desenvolvido por russos é a API aberta, que permite e facilita o desenvolvimento de clientes de terceiros para ampliar as funcionalidades.

É daí que surgiu o Telefuel, um app desktop e web para receber e enviar suas mensagens do Telegram no PC e Mac. Não precisa instalar nada, se você não quiser: dá para usar a versão no navegador. Com modo escuro disponível e aparência bastante próxima à do Discord.

Mas o que importa são as funcionalidades extras, certo? Uma das principais é a criação de grupos de contatos. O Telegram vai além de chats e grupos, trazendo ainda canais e bots para interagir - ou apenas acompanhar. E muitas vezes aquele monte de janelinha de chat acaba virando uma bagunça.

Telefuel amplia funcionalidades do Telegram (Captura de tela: Telefuel)

Com o Telefuel, você pode organizar os contatos em grupos. Por exemplo, todos os chats ligados ao trabalho podem ganhar uma aba, enquanto as paqueras ficam em outra. Além de deixar tudo mais fácil de encontrar, também ajuda a evitar se confundir e mandar uma mensagem para a pessoa errada.

O mote da ferramenta é “Telegram para usuários avançados”. Além de espaços de trabalho e pastas de chats, o app oferece filtros de mensagens não lidas, atalhos de teclados e muito mais. Dá para separar em chats, canais, grupos e DMs, também.

Telefuel organiza chats, grupos, canais e DMs (Captura de tela: Telefuel)

Se você está preocupado com a segurança dos seus dados e das mensagens, o Telefuel garante que não acessa nada. “Todas as suas mensagens vão direto para e dos servidores do Telegram por meio de seu protocolo de mensagem segura, MTProto. O Telefuel nunca vê, toca ou armazena qualquer dado de suas mensagens”, diz a ferramenta.

Por enquanto, o app só está disponível para desktop e web, mas promete uma versão mobile em breve. Para baixar ou usar no navegador, é só acessar aqui. Há uma versão Pro com mais funcionalidades, e você pode ganhar um mês grátis se indicar alguém - que também ganha os 30 dias na faixa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.