Superapp da Magalu aumenta ação de botão de denúncia da violência contra mulher

Por Nathan Vieira | Editado por Claudio Yuge | 08 de Março de 2021 às 19h55
Divulgação/Magalu

Nesta segunda-feira (8), comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Com isso em mente, o Magalu anunciou a ampliação de uma de suas ferramentas de combate à violência contra a mulher: o botão de denúncia, disponível no SuperApp desde 2019. Com a atualização, o recurso passa a direcionar ao projeto Justiceiras, que oferece um apoio e atendimento a vítimas de violência.

O botão permite acesso direto ao Ligue 180 (serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher) e ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, recebendo denúncias online. Já a nova funcionalidade encaminha vítimas ou denunciantes a um formulário de assistência com algumas perguntas. Lá, é preciso preencher informações, mantidas em total sigilo, que irão guiar os atendimentos de acordo com cada caso.

A plataforma Justiceiras conta com voluntárias nas áreas de direito, psicologia, assistência social, médica e uma rede de apoio capacitada para atender virtualmente diversas situações, e traz orientação para que mulheres em situação de violência realizem o boletim de ocorrência online ou presencial, ou peçam medidas protetivas. Trata-se, ainda, de uma rede de acolhimento para informar, fortalecer e encorajar meninas e mulheres que estão sofrendo qualquer tipo de abuso ou agressão dentro de casa.

A ação que acompanha a novidade ganhou o título de #NemLoucaNemSozinha e almeja mostrar comportamentos, frases e atitudes que podem configurar violência psicológica, mas que muitas vezes são imperceptíveis para vítimas e pessoas próximas.

“Estamos sempre preocupados em ampliar o escopo do nosso papel no combate à violência contra a mulher, e essa evolução do botão no nosso SuperApp é mais um passo nessa direção", afirma Fred Trajano, CEO do Magalu. "Desta vez, nossa intenção é atuar nos primeiros sinais de violência psicológica que, muitas vezes, antecedem a violência física”.

Magalu atualiza botão de denúncia com orientação e apoio a vítimas de violência (Imagem: Divulgação/Magalu)

Segundo a Rede de Observatórios da Segurança, que monitora a violência contra a mulher, em 2020 São Paulo, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Ceará somaram 1.823 casos, uma média de 5 por dia. Foram 449 casos de feminicídios, apenas nestas regiões ao longo do ano passado.

Entre abril de 2020 e fevereiro de 2021, o botão de denúncias do superapp Magalu já recebeu mais de 890 mil cliques. Para as denúncias ao 180 foram mais de 60 mil cliques e 18 mil no chat online. O botão é propositadamente discreto para garantir máxima segurança às vítimas que desejam denunciar seus agressores.

“Ao longo de todo o ano atuamos nesta causa, mas usamos a data para evidenciar que a violência psicológica pode ser o início de um problema futuro ainda maior. Para nós, agir logo no início pode reduzir as assustadoras taxas de violência física contra as mulheres no país,” afirma Ana Luiza Herzog, gerente de reputação e sustentabilidade do Magalu. Em agosto de 2020, a companhia lançou um fundo de 2,6 milhões de reais para financiar entidades de todo o Brasil que trabalham com o combate à violência contra a mulher.

Vale ressaltar, também, que o Magalu possui desde 2017 o Canal da Mulher, um serviço que oferece ajuda às funcionárias da companhia vítimas de violência. Desde a sua criação, o canal deu apoio a mais de 520 mulheres. Por meio dele, qualquer funcionário do Magalu pode denunciar ou notificar a existência de mulheres em situação de risco. A partir dos registros, psicólogos da empresa entram em contato com a vítima para entender o contexto e oferecer a ajuda mais adequada a cada caso. De acordo com a gravidade da situação, as colaboradoras recebem assistência psicológica, orientação jurídica e auxílio financeiro.

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