Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Star Trek | Curso de Klingon já está disponível no Duolingo

Por| 15 de Março de 2018 às 12h25

Link copiado!

Star Trek | Curso de Klingon já está disponível no Duolingo
Star Trek | Curso de Klingon já está disponível no Duolingo

Trekkers são conhecidos por nutrir um verdadeiro amor por Star Treke tudo quanto é coisa relacionada à franquia, que não existe somente nas telonas e telinhas, tornando-se um verdadeiro símbolo da cultura pop e geek ao redor do mundo. Muitos desses fãs de carteirinha incorporam personagens nas conferências Star Trekpor aí, e uma parcela dessa galera é tão dedicada a ponto de aprender o idioma Klingon – a língua especialmente criada para a produção, falada pelos alienígenas de mesmo nome, inimigos mortais dos Romulanos e que têm uma boa treta com a Federação Unida dos Planetas em alguns momentos da história.

Agora, o Duolingo finalmente lançou para todos o curso de Klingon em sua plataforma. E como se a notícia não fosse bacana o suficiente, tem mais: o curso é totalmente gratuito e pode ser realizado pelo smartphone, quando e por quanto tempo você desejar.

A ideia da plataforma, na verdade, era ter lançado o curso no ano passado, sendo que as aulas já vinham sendo planejadas desde 2016. Mas a coisa atrasou um bocado, até que, finalmente, fosse lançada oficialmente nesta quinta-feira (15).

Continua após a publicidade

Ao menos agora, no início do curso, a plataforma só disponibilizou as aulas de Klingon com base em inglês. Ou seja: você consegue aprender o idioma trekker caso já entenda alguma coisa da língua inglesa, pois ainda não há tradução de Klingon para o português no Duolingo. Contudo, o sucesso do curso, se ocorrer, pode fazer com que a plataforma expanda as opções de idiomas para que um número ainda maior de pessoas aprenda a língua desses que são uns dos alienígenas mais amedrontadores do universo de Star Trek.

O curso de Klingon do Duolingo foi criado com a ajuda de voluntários igualmente trekkers, e talvez por isso tenha demorado tanto tempo para ser finalizado. Para quem não sabe dos bastidores de Star Trek, o Klingon foi criado do zero para que os personagens falassem uns com os outros nas séries e filmes, dando aquela credibilidade de que são realmente uma raça alienígena avançada, com idioma próprio, sem que todo mundo siga falando em inglês, enfraquecendo a veracidade da coisa.

Criada em 1982 pelo linguista Marc Okrand, a língua tem suas próprias regras gramaticais e concordâncias, e, sim, existem cursos e dicionários de Klingon por aí, incluindo o Klingon Language Institute na Pensilvânia, nos Estados Unidos – mas nada disso saía de graça, até então.

O curso gratuito de Klingon do Duolingo pode ser conferido no site, sendo que o serviço também disponibiliza as aulas por meio do aplicativo para Android e iOS.