Spotify já permite abrir a "Playlist para o Futuro" do ano passado
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

Quem criou a Playlist para o Futuro no Spotify no começo do ano passado já pode abrir a sua “cápsula do tempo” e ver as músicas escolhidas. O streaming finalmente liberou o acesso às músicas em 2024 e já permite criar uma nova lista de reprodução que só pode aberta em 2025.
- Spotify começa a testar IA generativa para criar playlists
- Audacity ganha IA para transcrever áudios e gerar músicas
Para contextualizar, o Spotify lançou uma experiência chamada “Playlist para o Futuro” em janeiro de 2023, na qual as pessoas escolhiam músicas como respostas a algumas perguntas específicas e montavam uma lista que para ser aberta um ano depois. A ideia era justamente registrar os humores, preferências e canções favoritas do passado e comparar com cada usuário no futuro.
Dessa forma, quem entrou na brincadeira há um ano já pode conferir o resultado e montar a próxima playlist, que só será liberada em janeiro de 2025 — sinal de que o Spotify pode transformar isso numa tradição anual, assim como a retrospectiva Wrapped.
Como resgatar a Playlist para o Futuro de 2023
É possível recuperar a playlist até o dia 31 de janeiro deste ano e a experiência está disponível apenas para celulares:
- Acesse playlistinabottle.byspotify.com;
- Toque em “Resgatar sua playlist”;
- Veja a lista e salve o conteúdo na sua biblioteca.
Como criar a Playlist para o Futuro para 2025
O experimento para o próximo ano conta com novos “recipientes” para guardar a lista, como uma lixeira e um celular de flip velho, e exige respostas a perguntas como “qual música você tocaria pros ETs se eles viessem na Terra” e “uma música que você precisa ouvir ao vivo em 2024”. No final, ainda é possível deixar um recado para sua versão do futuro.
Veja como:
- Acesse playlistinabottle.byspotify.com no celular;
- Pressione “Entre com o Spotify”;
- Escolha um recipiente;
- Selecione as músicas;
- Desenhe um recado;
- Toque em “Pode fechar”.
No final, o Spotify gera um card que pode ser compartilhado nas redes sociais com os artistas presentes na lista.