Publicidade

Spotify for Podcasters e Anchor podem ser fundidos numa única plataforma

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Dezembro de 2022 às 11h15

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Spotify

O Spotify pode repaginar o Anchor, sua ferramenta de criação e hospedagem de podcasts. Uma recente pesquisa feita pela empresa entre criadores de conteúdo terminou com parecer favorável à união do Spotify for Podcasters e do Anchor num único produto, o Spotify Creator Studio.

A fusão não introduziria funcionalidades inéditas nesse primeiro momento, mas reuniria os recursos de ambas as plataformas num lugar só, feito para “todos os tipos (e tamanhos) de criadores”, pontuou o Spotify.

Continua após a publicidade

O Anchor faz parte do Spotify desde 2019, quando a empresa adquiriu o serviço a fim de fortalecer o segmento de podcasts. A ferramenta abriu portas para criadores de conteúdo menores, sendo responsável por cerca de 80% dos programas disponíveis no streaming em 2020. Contudo, o Anchor começou a perder força em 2022: somente 21,6% dos podcasts do Spotify foram publicados pela ferramenta em novembro.

Após a renovação, criadores de conteúdo seriam divididos em grupos “Não hospedados” (programas feitos no Spotify por Podcasters) e “Hospedados” (feitos no Anchor). Usuários “Não hospedados” teriam as vantagens tradicionais, como a capacidade de publicar enquetes e perguntas para a audiência e obter estatísticas do público, enquanto os “Hospedados” ainda conseguiriam utilizar as funções de publicação do Anchor (assinaturas, posts em vídeos e mais).

No geral, pouco mudaria após essa remodelagem do Anchor, mas a união dos serviços sobre uma plataforma única, o Spotify Creator Studio, fortaleceria o nome da empresa como um lar de podcasts. Além disso, reunir as funções de criação num lugar tornará o trabalho de criadores de conteúdo menos complicado.

Rebranding deve demorar

Continua após a publicidade

A união das plataformas, porém, pode demorar para acontecer — ou nem sair do papel. “No Spotify, realizamos rotineiramente uma série de pesquisas e testes em um esforço para melhorar nossa experiência do usuário”, comentou a empresa em comunicado ao Hot Pod, podcast do site The Verge. “Algumas delas acabam abrindo caminho para uma melhor experiência de usuário e outras servem apenas como um importante aprendizado”, acrescentou.

Por agora, não há planos concretos para o rebranding do Anchor, mas apenas a suspeita de que o Spotify está discutindo sobre o assunto internamente.