Publicidade

Spotify finalmente habilita função multitarefa para iPad

Por| 19 de Julho de 2019 às 10h11

Link copiado!

Spotify finalmente habilita função multitarefa para iPad
Spotify finalmente habilita função multitarefa para iPad
Tudo sobre Spotify

Os usuários de iPad há muito esperavam que o Spotify, principal aplicativo da atualidade para ouvir músicas, pudesse ser utilizado sem que fosse necessário deixá-lo em tela cheia, sem poder mexer em outros aplicativos ao mesmo tempo. Felizmente, graças à mais recente atualização do app, essa função de multitarefas passou a entrar em vigor.

A ideia de que esse recurso teria passado a existir veio à tona quando um usuário do Reddit compartilhou o seguinte relato: "Acabei de ler que a versão 8.5.14 do aplicativo do Spotify vai ter suporte para Split View/Multitarefa no iPad. Já era hora de muitas pessoas reclamarem da falta de suporte para esse recurso que está disponível desde o iOS 9. Alguém já tem esse recurso disponível em seus iPads atualizados? Eu ainda não tenho, mas deve ser uma questão de tempo agora".

Em seguida, o portal norte-americano The Verge procurou um porta-voz do Spotify para esclarecer as coisas, e esse novo recurso do app para iPad foi confirmado: "Podemos confirmar que o Split View para Spotify está agora disponível para todos os usuários do iPad. Nosso objetivo é melhorar continuamente a experiência do Spotify em todas as plataformas".

Mas o que é Split View e Slide Over?

Continua após a publicidade

Basicamente, esses recursos permitem que o usuário consiga acessar dois aplicativos ao mesmo tempo, sem a necessidade de fechar um para abrir outro. A diferença entre o Split View e o Slide Over está na disposição das duas telas que são acessadas.

No caso do Slide Over, a utilização de um aplicativo ocupa apenas 1/4 da tela, podendo interagir somente com o aplicativo aberto na lateral, o que acaba sendo ideal para interações rápidas. Já o Split View permite a utilização de dois aplicativos em 50% da tela cada, podendo interagir com ambos aplicativos. Ele normalmente é usado por quem precisa consultar conteúdos de um lado e redigir textos do outro, por exemplo.

Spotify na função multitarefa

Como o Spotify é um aplicativo cuja finalidade é somente fornecer música ao usuário, simplesmente não fazia sentido que ele tivesse de ocupar a tela toda, e isso acabava prejudicando os usuários de iPad, principalmente porque esse recurso de utilizar dois apps ao mesmo tempo não é novo (surgiu em 2015) e salva a vida de muita gente.

Continua após a publicidade

Caso você não tenha certeza de que a sua versão do Spotify é a mais recente, toque no ícone de engrenagem no canto superior direito da página inicial do Spotify e procure onde está escrito "Sobre". Abaixo, estará o número da versão do seu aplicativo. A mais recente é a 8.5.14.816.

Se você tiver a versão atualizada do Spotify e quiser usar o recurso Slide Over, adicione o Spotify ao dock do iPad e abra enquanto ainda estiver usando um aplicativo diferente, e o Spotify vai passar a ocupar apenas 1/4 da sua tela. Entretanto, se você preferir acessar o aplicativo por meio do recurso Split View, toque e arraste a janela de visualização do Spotify para o topo da sua tela, que então ficará dividida entre o Spotify e o outro aplicativo que você estiver utilizando.

Fonte: The Verge