Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Site experimental do Google transforma ilustrações em música; veja como usar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Julho de 2021 às 18h05

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O universo cultural costuma colocar suas nuances para caminhar lado a lado: música, pintura, escultura e literatura se confundem em vários momentos históricos. Inspirado nessa premissa poética, o Google lançou uma ferramenta que permite gerar músicas a partir de obras de arte.

O Paint with Music oferece uma experiência única de tirar, literalmente, notas musicais das pinceladas de um quadro. Ao combinar a biblioteca DDSP (Differentiable Digital Signal Processing) da Magenta com recursos de aprendizado de máquina, o pincel vira um instrumento para criar melodias harmoniosas (ou desafinadas, se você não for profissional) conforme o desenho feito.

Continua após a publicidade

Dá para reproduzir diversos sons com os quatro instrumentos musiciais disponíveis (flauta, saxofone, trompete e violino) e combiná-los com as imagens de fundo: céu, mar, ruas e sobre o papel. Os efeitos sonoros buscam se mesclar com as texturas do desenho para gerar a canção, por isso dá para colocar sons de baleia, se o seu quadro tiver como tema o fundo do oceano, ou de pássaros, caso a escolha tenha sido o céu.

Embora seja bem simples de usar, o aplicativo pode ser melhor aproveitado por quem tem conhecimento musical. Estar por dentro da escala heptatônica e das variantes sonoras fará a diferença entre um som agradável de ouvir ou um monte de ruídos desconexos, como os feitos por este redator.

No canto inferior direito da tela aparecem os detalhes do que já foi criado. Existe uma opção de desfazer a última nota desenhada ou até mesmo deletar a pintura por inteiro para recomeçar do zero. Os traços podem misturar vários instrumentos diferentes e cada "rabisco" na tela vai produzir tons diferentes, conforme a ordem em que forem desenhados.

Experimentou essa novidade? O que achou da experiência? Compartilhe nos comentários abaixo.

Continua após a publicidade

Fonte: Paint With Music