Saiba como garantir sua segurança na hora de usar apps de banco

Os apps de banco tornam a vida de quem precisa movimentar sua conta corrente muito mais fácil, já que acabam, na grande maioria dos casos, com a necessidade de ir até a agência e percorrer longas distâncias. Através do smartphone ou tablet, é possível acessar informações como saldo, extrato, realizar pagamentos, transferências e até investir. No entanto, uma vez que fraudes pela Internet não são raras, é necessário tomar algumas precauções para que sua atividade dentro dos apps seja protegida.

É preciso, antes de tudo reconhecer que os apps de banco apresentam vulnerabilidades, embora eles sejam mais seguros do que o Internet Banking pelo computador. Bem projetados, eles não armazenam dados e nem costumam ser contaminados por vírus. Mesmo assim, vale se atentar a algumas dicas para tornar a segurança de seu app ainda melhor. Confira-as a seguir:

Os apps de banco devem ser usados com cuidado a fim de evitar fraudes (Foto: Reprodução)

Mantenha o sistema dos seus apps de banco sempre atualizados

A cada atualização, os sistemas operacionais dos aplicativos disponibilizam novas ferramentas de segurança e buscam aprimorar vulnerabilidades, corrigindo falhas que podem deixar suas informações em risco. Por isso, para evitar invasões ao sistema e roubo de informações, habilite atualizações automáticas e mantenha-se sempre atento às notificações de novas versões.

Atualize sempre o seu app de banco para manter-se livre de ameaças (Foto: Reprodução)

Evite usar seus apps de banco pelo Wi-Fi

Redes Wi-Fi possuem a tendência de ser frágeis no quesito segurança, mesmo quando utilizadas em conexões particulares. Por isso, use sempre os dados móveis quando for abrir seus apps de banco, pois o 3G e 4G costumam ter maior proteção contra criminosos. Jamais utilize conexões wireless públicas, como as redes disponibilizadas por shoppings, aeroportos, ou outros lugares, uma vez que suas informações podem ficar ainda mais expostas.

Evite, a todo custo, conexões em redes públicas (Foto: Divulgação)

Apps de banco: baixe um antivírus e conte sempre com uma VPN

Nunca disponibilize suas informações nos apps de banco ou em qualquer outro lugar sem, antes, ter baixado um antivírus para seu smartphone. Algumas boas opções de ferramentas para proteção são o Avast, AVG, Norton, entre outros, que você pode conferir acessando este link.

Uma boa dica é utilizar uma VPN (rede virtual privada) caso surja a necessidade de acessar o Internet Banking em uma rede Wi-Fi pública. A prática torna a interceptação de informações bem mais difícil. Existem muitas opções gratuitas de VPN disponíveis para uso, como a WindScribe, TunneIBear, Hide.me, entre outras.

Utilize uma VPN para proteger seus dados (Imagem: Reprodução/PCMag)

Habilite a verificação de seus apps de banco em duas etapas

A maioria dos apps de banco inclui um token para realizar transações que envolvam dinheiro. Esses códigos de verificação são emitidos nos próprios aplicativos ou enviados por SMS, garantindo assim a segurança de todas as suas transações. Alguns bancos solicitam também a leitura de um QR Code para validar suas operações, gerando um código exclusivo a cada uma delas.

Exemplo de verificação em duas etapas usado pelo Banco do Brasil (Imagem: Reprodução/Banco do Brasil)

Monitore sempre suas contas nos apps de banco

Olhe sempre o histórico de transação de sua conta e, em caso de movimentações suspeitas, informe imediatamente a instituição bancária para que as medidas cabíveis possam ser tomadas. Tente checar essas informações pelo menos uma vez por dia, garantindo assim que todas as transações foram, de fato, realizadas por você.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.