Quais documentos pessoais posso ter no celular?

Quais documentos pessoais posso ter no celular?

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 06 de Maio de 2021 às 16h00
Canaltech/Felipe Freitas

Oi, gente! Hoje eu vim dar uma dica bem legal para vocês. Esqueceu sua carteira em casa com documentos importantes? É que no dia a dia temos várias situações onde precisamos estar com o CPF, RG, carteira de trabalho ou até mesmo título de eleitor, né? Afinal, esses documentos são essenciais e no Brasil eles têm muito valor. 💙

Mas, se você esquecer algum deles em casa, sabia que hoje em dia existem algumas soluções digitais? Para algumas coisas você pode usar o aplicativo digital dos seus documentos. Esses aplicativos foram criados pelo Governo do Brasil para facilitar a vida dos cidadãos e aproveitar a imersão ao digital. Assim, mesmo se você esquecer seus documentos físicos, pode levar a versão digital deles no celular. Bem prático, né? 📱

Por isso, hoje vim mostrar para vocês logo abaixo alguns dos documentos que você pode ter no celular. Dá só uma olhadinha! 😉

Quais documentos posso ter no celular?

1. Meu Gov.br

Um dos aplicativos mais importantes de se ter no celular é o app do Meu Gov.br que está disponível para smartphones Android e iOS (iPhone). É que ele é o aplicativo que reúne os principais serviços e informações para os cidadãos brasileiros.

Então, é muito importante deixar anotado sua conta do Gov.br, tá? Ela serve de acesso para vários aplicativos que irei mostrar para vocês. Com esse aplicativo você pode ter acesso à várias informações e tirar dúvidas sobre serviços e programas do governo.

2. Conecte SUS

Esqueceu sua carteirinha do SUS? O aplicativo Conecte SUS, é a principal plataforma digital de comunicação entre as pessoas e o sistema de saúde. Com ela você pode encontrar o número da sua carteirinha, conferir o calendário de vacinação, agendar exames, procurar pela disponibilidade de medicamentos e muito mais.

Para começar a usar o Conecte SUS, é bem fácil: você só precisa baixar o aplicativo que está disponível para smartphones Android e iOS (iPhone) e entrar com a sua conta do Gov.br.

3. Carteira de trabalho Digital

Agora se você esqueceu sua carteira de trabalho, você pode baixar o aplicativo da "Carteira de trabalho digital" que está disponível para smartphones Android e iOS (iPhone).

Com ele você pode conferir várias informações importantes como as anotações mais recentes da sua carteira. Ah! E você também pode ver detalhes dos seus contratos de trabalho como o CNPJ da sua empresa, remuneração atual e seu número de PIS/PASEP.

4. E-Titulo

O título de eleitor também é outro documento que tem uma plataforma digital. Através do aplicativo E-título que está disponível para smartphones Android e iOS (iPhone) você pode conferir uma versão digital do seu título. Com o aplicativo, você consegue encontrar números importantes como zona eleitoral, seção e seu número de eleitor.

Ah! E também é possível gerar um código QR de validação e encontrar detalhes sobre onde você precisa votar. Bem legal, né?

5. CPF Digital

Já o aplicativo CPF Digital, é um aplicativo da Receita Federal que está disponível para smartphones Android e iOS (iPhone) que oferece acesso a vários serviços vinculados ao número de CPF.

Com ele você pode mostrar uma versão digital do seu CPF ou CNH. O que pode ser bem prático, se você está sem o RG ou esqueceu o documento em casa.

Prontinho! Agora você conhece alguns dos principais documentos que você pode ter no celular. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos. 🥰

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.