Publicidade

Proton lança gerenciador de planilhas rival do Excel com foco em privacidade

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Proton
Divulgação/Proton

A Proton anunciou, nesta quinta-feira (4), o lançamento do Proton Sheets, gerenciador de planilhas que chega para competir diretamente com serviços tradicionais como Excel e Google Sheets. No caso da nova ferramenta, o foco também está na privacidade dos usuários.

Isso porque a ferramenta de planilhas da Proton conta com criptografia de ponta a ponta por padrão, o que adiciona uma camada extra de proteção aos dados contidos nos documentos. A companhia afirma que o mecanismo de segurança impede até mesmo que a própria Proton acesse os arquivos.

A novidade é definida pela empresa como uma “peça crucial” para ampliar ainda mais a gama de serviços oferecida pelo Proton Drive, serviço de armazenamento em nuvem que já conta com Photos, Docs e outros recursos — tornando-se uma alternativa ao Google Drive.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A desenvolvedora suíça também oferece o Proton Mail, o assistente de inteligência artificial (IA) Lumo e o aplicativo gerenciador de senhas Proton Authenticator — o que reforça a estratégia de competir diretamente com os serviços oferecidos pelas big techs.

Recursos do Proton Sheets

O Proton Sheets conta com recursos semelhantes aos disponíveis no Excel e no Google Sheets, como colaboração em tempo real e controle sobre quem pode acessar, visualizar e editar os arquivos. Outras funcionalidades incluem:

  • Transformar rapidamente números em tabelas e gráficos;
  • Utilizar fórmulas rápidas para lidar com cálculos simples e avançados;
  • Importar arquivos CSV ou XLS com rapidez e proteção por criptografia de ponta a ponta;
  • Acessar planilhas de qualquer lugar e em qualquer dispositivo com acesso ao Proton Drive.

Leia também:

VÍDEO: Cuidado com seu e-mail, vagas de emprego falsas roubam seus dados pessoais para recuperar sua senha

Continua após a publicidade