Paint e outros apps da Microsoft podem ganhar recursos de IA
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

O Windows não deve ser o último serviço da Microsoft a receber recursos com inteligência artificial. Isso porque a empresa pretende implementar a tecnologia em programas nativos do sistema, como o Fotos, a Ferramenta de Captura e o clássico Paint — ao menos é o que relatam fontes ao site Windows Central.
- Falha grave no WinRAR permitia ataques remotos ao abrir arquivos
- Windows 11 vai deixar você remover mais aplicativos nativos
Em cada um dos programas, a implementação de IA seria distinta. No Fotos, por exemplo, os modelos serviriam para identificação de objetos e pessoas, ideal para cortar elementos e colá-los em outro app. Basicamente, seria como uma cópia do Google Lens do Android, mas nativo do Windows 11.
Na ferramenta de captura, a função com inteligência artificial do Windows seria o reconhecimento óptico de caracteres (OCR), outra capacidade embutida no Google Lens. O recurso serviria para copiar texto e extrair informações de um print para colá-lo em outro lugar, por exemplo.
No Paint, a proposta seria a geração de imagens. A ferramenta serviria para pintar obras seguindo descrições em texto, tal qual o Bing Image Creator.
Sem previsão de lançamento
Tais novidades ainda não têm data de lançamento, porém. Nenhum dos recursos vazados está disponível no Windows, nem mesmo na versão experimental do sistema, contudo é bastante provável que testadores sejam os primeiros a experimentá-los.
Enquanto isso, vale conferir as novidades mais recentes nos programas nativos do Windows. Dentre os recursos mais interessantes estão o modo escuro do Paint, a integração do Microsoft Teams no Xbox Game Bar e, muito em breve, os aguardados emojis 3D.
Fonte: Windows Central