Os 4 melhores aplicativos para criar mapas mentais
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes | •
Mapa mental é um diagrama que ajuda a organizar todas as informações sobre um tema em um só lugar. É uma ferramenta importante para brainstorming ou gerenciamento de projetos por conta da forma visual de organização: o mapa mental utiliza um formato similar a um organograma, que permite elencar ideias relacionadas de maneira mais eficaz do que uma tabela ou lista de tarefas. Esse tipo de ferramenta pode ser eficiente para usos individuais e em equipe.
- 5 melhores aplicativos para fazer currículo
- Padlet: como usar a ferramenta e tornar seu dia mais produtivo
- 6 aplicativos de listas de tarefas para tornar seu dia mais produtivo
Portanto, caso precise juntar várias ideias e anexos em um só lugar, uma plataforma que cria mapas mentais é muito útil. Apesar de serem mais populares nos computadores, existem muitos apps para celulares com essa função, com opção de sincronização em nuvem e colaboração com outras pessoas. Veja, a seguir, os melhores aplicativos para fazer um mapa mental.
1. MindMeister
O MindMeister é uma excelente opção para quem precisa criar mapas mentais colaborativos para trabalho em equipe. A plataforma possui sincronização com navegadores e aplicativos para desktop, com atualização em tempo real feita pelas pessoas convidadas.
A interface do aplicativo permite criar novas células e tópicos rapidamente, com diferentes opções de customização. Além de alterar cores, formatos e fontes, é possível marcá-los com etiquetas, incluir comentários e adicionar checklists. Ao compartilhar com colaboradores, é possível determinar as permissões de edição para cada um.
A versão gratuita do MindMeister permite usar até 3 mapas mentais diferentes por conta. As versões pagas trazem vantagens como a criação ilimitada, exportação de arquivos em PDF ou imagem e atendimento prioritário.
2. Mindly
O Mindly é um aplicativo que adapta a interface do mapa mental para melhor visualização nas telas de celulares. Enquanto a maioria das plataformas utiliza um formato horizontal, indicado para telas de computadores, a ferramenta cria mapas mentais a partir de uma estrutura circular, fazendo com que as células se posicionem ao redor de um tema central.
Ao criar um ponto central, é necessário adicionar tópicos relacionados em volta. Esses tópicos podem ser expandidos com mais informações específicas, que também são posicionadas no formato circular. Dessa forma, é necessário tocar em cada célula para visualizar as informações completas. O aplicativo ainda conta com animações de transição que ajudam com a experiência do usuário. Cada célula é preenchida com textos e anotações, separada por cores e ícones.
A versão gratuita do aplicativo permite criar até três mapas diferentes. Na versão paga, além da criação ilimitada, é possível proteger arquivos com senha e exportá-los em diferentes formatos.
3. Mindomo
- Compatibilidade: Android, iOS
- Preço: instalação gratuita com serviços pagos (a partir de US$ 5,50 por mês)
O Mindomo permite criar mapas mesmo sem uma conta cadastrada, salvando os arquivos no próprio dispositivo. No entanto, caso queira fazer a sincronização em nuvem, basta fazer um registro gratuito para acessar seus projetos nas versões para desktop, com opção de colaboração.
Uma grande vantagem da ferramenta é a presença de modelos personalizáveis, distribuídos em categorias como organogramas pessoais, opções para currículo ou preparo de aulas. Ao criar a partir de um desses templates, é possível alterar o formato de cada célula, as cores e o posicionamento de cada item. A plataforma ainda permite adicionar anexos, links, imagens e criar tarefas associadas a diferentes tópicos.
Os arquivos podem ser exportados em formato PDF ou como imagem. A versão gratuita do aplicativo permite criar até três mapas diferentes.
4. XMind
- Compatibilidade: Android, iOS
- Preço: instalação gratuita com serviços pagos (a partir de US$ 19,99 por 6 meses)
O XMind é mais uma ferramenta com uma grande quantidade de modelos personalizáveis que podem ser utilizados. As opções incluem mapas mentais, organogramas, linhas do tempo, árvores de pensamento e tabelas.
O aplicativo permite visualizar os mapas na estrutura tradicional ou em formato de lista, mais adaptado para telas melhores. As ferramentas de criação são amplas, com customização de células e do texto. A interface da plataforma, por outro lado, é um pouco mais complexa para uso e não oferece a edição imediata de uma célula ao tocá-la, como em outros apps.
Não há limite de criação de arquivos na versão gratuita do aplicativo. A versão paga do XMind possibilita incluir anexos como desenhos feitos com mão livre e mensagens de áudio. Ao contrário de outras opções da lista, não há tradução para o português.
Qual sua opção favorita? Comente!